Tontura e dor de cabeça: o que pode ser?

Tontura e dor de cabeça: o que pode ser?

janeiro 31, 2019 0 Por Daniela

A dor de cabeça pode ser causada por diversos fatores e, na maioria das vezes, não é considerado nada grave. No entanto, sentir dor em regiões específicas da cabeça acompanhadas de tonturas com muita frequência deve receber mais atenção, pois esses sintomas podem indicar o surgimento de doenças, entre outras complicações. Em alguns casos, a condição pode até mesmo afetar pessoas perfeitamente saudáveis, podendo indicar uma gravidez, por exemplo.

Para identificar a causa desse problema, é preciso primeiramente analisar em qual situação a pessoa costuma a ter os sintomas. Portanto, procure ter em mente se a dor de cabeça e a tontura parecem surgir devido a algum movimento ou a alguma condição, como, por exemplo, estar no período de gestação, TPM ou realizando alguma dieta em que passe muito tempo sem comer. Além disso, tente notar a duração, ou seja, há quanto tempo você tem sentido esses sinais e se eles acontecem muitas vezes ao dia. É importante também prestar atenção na presença de outros sintomas como, por exemplo, náuseas, vômitos, entre outros.

Tontura e dor de cabeça ao levantar

mulher com tontura

A queda brusca de pressão é a principal causa de tontura e dor de cabeça ao levantar. Isso ocorre, por exemplo, toda vez que a pessoa levanta do sofá ou da cama devido a uma falha no ajuste da pressão, chamado de hipotensão ortostática. Normalmente não é grave. Medicamentos também podem ocasionar a queda de pressão, como metildopa e clonidina, principalmente em idosos, portanto, consulte um médico e identifique a causa do problema.

Tontura e dor de cabeça na gravidez

mulher grávida com dor de cabeça

Ter tonturas na gravidez é algo normal principalmente no primeiro trimestre de gestação. Isso ocorre porque o útero começa a pressionar os vasos sanguíneos, podendo causar uma queda de pressão. No entanto, você deve procurar um médico se a tontura vier acompanhada de dores de cabeça ou visão embaçada, pois esses sintomas podem indicar uma anemia severa que pode prejudicar a gravidez.

Tontura e dor de cabeça na nuca

homem com dor na nuca

Sofrer com dor de cabeça na região da nuca e tontura pode ser indício de pressão alta (hipertensão arterial), sendo a causa mais comum do problema. No entanto, a causa pode ser uma doença mais grave quando outros sintomas surgem, como vômitos e enjoos, indicando, por exemplo, a meningite. É importante ressaltar que qualquer dor e tontura que dure constantemente por mais de 2 dias deve ser analisada por um médico, para que a causa seja identificada e se inicie um tratamento adequado.

Tontura e dor de cabeça na dieta

prato com uma ervilha

Quando há algo errado com sua alimentação, o seu corpo manda sinais como tonturas e dor de cabeça. Esses sintomas são comumente causados pela restrição de algum alimento repentinamente, ou por ficar muito tempo sem comer. Uma dieta balanceada com nutrientes, fibras e vitaminas é o ideal para evitar problemas de saúde, portanto, se alimente bem e não esqueça de se hidratar.

Diagnóstico e tratamento

A tontura e a dor de cabeça, como visto anteriormente, podem ser sintomas de muitas doenças. Se caso permanecerem por um longo período de tempo, por mais de 2 vezes ao dia e 3 vezes dentro de um mês sem motivo aparente, ou com muita intensidade, o recomendado é procurar um médico clínico geral para identificar a causa do problema. O diagnóstico pode ser dado a partir do relato do paciente e também por exames, quando necessário. As perguntas que o médico provavelmente vai fazer são:

  • Em qual região você sente a dor?
  • Qual é o tipo de dor? (pontada, peso, pulsação, aperto, queimação)
  • A dor afeta toda cabeça, só um lado ou só a nuca?
  • Qual a intensidade da dor? (dê uma nota de 1 a 10)
  • Já sentiu esse tipo de dor em algum outro momento da sua vida?
  • Você tem dificuldades para dormir ou desperta do sono por causa da dor?
  • Você vomita ou sente náuseas durante as crises de dor?
  • A dor se espalha pela cabeça ou permanece em um só local?
  • A dor é clínica (vai e volta) ou é constante?
  • A dor permanece por quanto tempo?
  • A dor costuma a surgir em algum horário do dia ou período do mês?
  • A luz, o som ou o consumo de certos alimentos pioram a dor?
  • A dor consegue ser controlada com o uso de algum medicamento ou método?
  • A dor está piorando ao longo do tempo ou apresentando outros sintomas? Quais sintomas?
  • A tontura e surge junto a dor ou ocorre independente dela?

O tratamento deve ser feito de acordo com o diagnóstico da causa. Como os sintomas não são tão específicos, apenas um médico pode realmente indicar uma certa terapia para reduzir ou eliminar os efeitos. De qualquer forma, procure sempre beber água e se alimentar bem. Evite consumir muito sal ou ficar muito tempo sem comer, pois esses hábitos podem causar tanto a tontura quanto a dor de cabeça.

 

Fontes:

https://www.heart.org/en/health-topics/high-blood-pressure/the-facts-about-high-blood-pressure/low-blood-pressure-when-blood-pressure-is-too-low

http://www.headachejournal.org/SpringboardWebApp/userfiles/headache/file/Triggers_Port.pdf