Sono e Dor de Cabeça

Sono e Dor de Cabeça

fevereiro 5, 2019 0 Por Daniela

Existem mais de 200 tipos de cefaleias e, por isso, saber identificar cada uma é um tanto difícil. As mais comuns são a tensional e a enxaqueca, que apresentam sintomas bastante conhecidos pelas pessoas em geral. No entanto, se sua dor de cabeça estiver acompanhada de outros sintomas suspeitos, como excesso de sono, enjoos, vômitos e tonturas, é preciso que ela seja analisada por um profissional. Além disso, é importante prestar atenção em qual região da cabeça que dói, e se a dor é diferente das dores que você costumava sentir.

Na maioria das vezes, a dor de cabeça não indica nada muito grave e pode ser aliviada através de analgésicos e outros medicamentos para dor. Entretanto, se remédios não fizerem efeitos ou se a dor estiver muito intensa, estando presente por um longo período de tempo, é importante que se procure um médico. Só um profissional poderá dar o diagnóstico e oferecer o tratamento ideal para a causa do problema.

O que pode causar Sono e Dor de Cabeça?

Muitos fatores podem estar envolvidos na presença de dois sintomas tão inespecíficos como a dor de cabeça acompanhada de sono. Isso ocorre porque a dor de cabeça pode ter diversas causas, desde uma simples gripe até mesmo um tumor cerebral. Por isso, é preciso estar atento aos sinais comentados anteriormente, pois eles podem sim indicar a presença de algo mais sério do que uma crise causada por enxaqueca.

Estresse e Cansaço

mulher cansada

A cefaleia está diretamente ligada ao estresse diário da pessoa, pois situações de irritação fazem com que os hormônios de adrenalina e cortisol sejam liberados, o que pode causar dor de cabeça. Essa ação é responsável pelo gasto de energia desnecessário, que acaba deixando a pessoa cansada, o que pode provocar dor de cabeça e sono, ou problemas para dormir.

Alimentação

mulher com fome

É comprovado que ficar muito tempo sem comer pode causar cefaleia. Por isso, muitas pessoas que realizam dietas restritivas ou fazem poucas refeições por dia acabam sofrendo com dor de cabeça. Os alimentos são a fonte de energia para o corpo humano e, sem eles, é difícil ter disposição para realizar atividades diárias. Desse modo, a dor de cabeça pode também ser acompanhada de sono, causado pela indisposição e cansaço.

Alterações Hormonais

mulher com sono

As alterações hormonais, principalmente na mulher, podem causar tanto o sono quanto a dor de cabeça. O período de Tensão Pré-Menstrual (TPM) é o principal causador desses sintomas, no entanto, é preciso ficar atenta se eles surgirem em algum outro momento. A permanência dos sintomas da TPM após o fim do ciclo não é algo comum, mas pode ocorrer. Entretanto, podem indicar uma desordem hormonal que deve ser analisada por um profissional.

Sono e Dor de Cabeça podem ser Gravidez?

mulher gravida com dor de cabeça e sono

Durante o primeiro trimestre de gestação, o corpo da mulher passa por diversas alterações hormonais que acabam resultando nos sintomas da gravidez. Nesse período, os níveis de estrogênio e progesterona estão muito altos, fazendo com que a mulher sinta dor de cabeça e sono, geralmente acompanhados de náuseas, enjoos, estresse e fome.

Outra causa da dor de cabeça na gravidez pode estar relacionada a redução ou eliminação de cafeína nas refeições durante o período gestacional. A cefaleia pode surgir como efeito colateral da ausência da substância.

A dor de cabeça normalmente desaparece após o segundo trimestre de gestação, no entanto, ela pode permanecer caso a mulher desenvolver enxaqueca durante esse período. De qualquer forma, o acompanhamento médico durante toda gravidez é extremamente preciso, para que se trate as dores e descubra suas causas.

Sono, Dor de Cabeça e Tontura: o que pode ser?

A tontura, assim como a dor de cabeça e o sono, também pode ser um sintoma de gravidez. No entanto, outros fatores podem estar relacionados com a presença do incômodo, como certas doenças ou até mesmo tumores cerebrais. Ficar muito tempo sem comer, como visto anteriormente, também pode desencadear um quadro semelhante, uma vez que a pessoa sinta muita fraqueza.

De qualquer forma, é necessário procurar um médio se caso sentir esses sintomas de forma intensa ou com frequência. Só um profissional pode dar o diagnóstico e indicar o tratamento ideal para o problema.

Como Tratar?

A dor de cabeça e o sono podem ser causados por muitos fatores. Sempre que desconfiar de uma dor ou sintoma diferente, procure um médico e explique a situação. O tratamento depende de cada caso e só pode ser indicado por um profissional.

Outros modos de prevenir o problema:

  • Procure sempre evitar situações de estresse, pois elas podem desencadear a dor de cabeça e problemas com o sono;
  • Tenha uma dieta balanceada e não fique muito tempo sem comer;
  • Pratique exercícios físicos regularmente, mas sem esforço extremo;
  • Evite alimentos que causam dor de cabeça, como chocolate, doces, cafeína, álcool e refrigerantes;
  • Durma pelo menos 8 horas por dia. Uma boa noite de sono ajuda a evitar o cansaço que causa dor de cabeça;
  • Se hidrate! Beba pelo menos 2 litros de água por dia.

 

Fontes:

https://www.apifarma.pt/tratardemim/matinf/Documents/Folheto_DoresCabeca_v19042017.pdf

http://www.orocentro.com.br/files/file-445407771.pdf