Sinusite

Sinusite

novembro 16, 2018 0 Por Fernanda

A sinusite é uma doença que afeta milhões de pessoas no país. Normalmente é desencadeada por um resfriado ou uma alergia, podendo se tornar crônica. Os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, dor facial, secreção e congestão nasal.

Sinusite Aguda

É uma inflamação da mucosa que reveste os seios da face, as estruturas que ficam ao redor das cavidades nasais. A sinusite aguda costuma acontecer em decorrência de uma infecção viral ou alérgica. Ela dura no máximo 4 semanas. Os sintomas podem melhorar naturalmente, ou de acordo com o tratamento prescrito pelo médico.

Se não tratada de forma correta, a sinusite aguda pode evoluir para uma condição subaguda ou crônica.

Sintomas de Sinusite Crônica

pessoa com sintomas de sinusite aguda tapando o nariz

A sinusite, para ser crônica, deve apresentar sintomas que duram mais de 12 semanas, e pode acontecer depois de um ou vários episódios de uma sinusite aguda. Os sintomas são:

  • Dor no rosto ou dor de cabeça, que pioram ao abaixar a cabeça ou deitar-se;
  • Dor persistente nas maçãs do rosto, ao redor do nariz e em volta dos olhos;
  • Secreção amarelada ou esverdeada;
  • Sangramentos pelo nariz;
  • Sensação de pressão dentro da cabeça, tontura e obstrução do nariz e ouvidos;
  • Tosse crônica que piora ao deitar;
  • Mau hálito constante.

Se o paciente com sinusite tem histórico de alergia ou rinite alérgica, alguns sintomas também podem aparecer: crises de asma, coceira no nariz e na garganta.

Casos de sinusite muito forte podem significar uma condição crônica. Se os sintomas persistem a muito tempo, procure um médico especialista.

Sinusite recorrente também pode ser um fator para caracterizar a condição crônica.

Sinusite Bacteriana e Viral

A sinusite bacteriana acontece quando a inflamação dos seios nasais é causada por bactérias. Normalmente é precedida por gripes, resfriados ou crises alérgicas, que deixam as mucosas nasais mais sensíveis e suscetíveis à entrada e proliferação de bactérias. Os sintomas costumam durar mais de 10 dias, e o tratamento é feito com antibióticos.

A sinusite viral acontece devido a um simples resfriado. Os sintomas são mais leves e suportáveis, incluindo o corrimento nasal. Ela pode estar acompanhada de outros sintomas de virose, como dor de garganta, espirros, obstrução nasal e conjuntivite.

No caso da sinusite unilateral, os sintomas são notados em apenas um dos lados do rosto.

Remédios Caseiros para Sinusite:

  • Limpeza nasal com água morna e sal;
  • Nebulização com eucalipto, sal e água;
  • Chá de camomila;
  • Inalação com cebola fervida;
  • Cloreto de magnésio;
  • Suco de espinafre.

Sinusite Nebulização: é um ótimo tratamento caseiro para a sinusite, independente do tipo. Ela ajuda a umidificar as vias aéreas e fluidifica as secreções, o que acaba desobstruindo as vias respiratórias e facilitando a respiração. Deve ser realizada de 2 a 3 vezes por dia, por 15 a 20 minutos. Pode ser feita com o vapor da água do chuveiro, de chá de ervas, soro fisiológico ou remédios.

Sinusite dá Febre?

homem com dor de cabeça por conta da febre causada pela sinusite

A febre é sintoma normal na sinusite bacteriana. Mas dependendo do caso, a febre pode ser apenas consequência da gripe ou virose que desencadeia um episódio de sinusite.

Sinusite dá Dor nos Dentes?

Como existe uma proximidade muito grande entre os seios do osso maxilar e os dentes superiores, alguns casos de sinusite podem causar dor nos dentes. Pode também estar relacionada à falta de higiene bucal, o que causa uma inflamação na mucosa do seio nasal.

Sinusite dá Dor de Cabeça?

mulher com sinusite e dor de cabeça

Sim. Porém, nem toda dor de cabeça é sinusite. Nesse caso, ela tem características específicas: geralmente é pulsátil, piorando e pulsando mais quando abaixamos ou mexemos a cabeça de um lado para outro. Os locais que mais doem são a testa e as maçãs do rosto.

Sinusite secreção: dor de cabeça vem acompanhada de congestão nasal com secreção espessa, amarelada ou esverdeada.

Antibiótico para Sinusite

Os antibióticos só devem ser utilizados no tratamento da sinusite nos casos em que a doença foi causada por bactérias. É preciso cuidado no diagnóstico, porque quando o medicamento é utilizado sem necessidade, ele pode causar resistência do organismo ao tratamento.

O que evitar:

  • Cigarro: o tabagismo é altamente irritante para o nariz. A fumaça expelida pelo cigarro dificulta a limpeza e favorece a concentração de secreções, que podem levar a um episódio de sinusite;
  • Alérgenos: se você sofre de alguma alergia respiratória, procure evitar ao máximo os agentes causadores dela. Mesmo que sofra de sinusite, deve tratar primeiramente a rinite alérgica;
  • Frio: a mudança brusca de um ambiente quente para um ambiente frio pode paralisar o funcionamento do batimento ciliar. Isso pode resultar em um acúmulo de secreções e levar a um caso de sinusite;
  • Ar condicionado: ele retira a umidade do ar, deixa o ambiente frio e ainda pode favorecer a concentração de poluentes. É um prato cheio para os sintomas da sinusite surgirem, além de piorar quadros de rinite alérgica também.