Conheça a Sinusite e seus sintomas

Conheça a Sinusite e seus sintomas

fevereiro 8, 2019 0 Por Ana

A sinusite é uma inflamação da mucosa do rosto. Essa inflamação atinge a parte conhecida como seios paranasais – espaços preenchidos de ar dentro dos ossos da face – e causa sintomas como dor de cabeça e  nariz entupido. A sinusite pode ser causada por bactérias, vírus ou uma alergia. Geralmente a sinusite alérgica pode ser difícil de identificar, já que é necessário saber a causa da alergia. Pode evoluir para um caso de sinusite crônica.

Quais são os sintomas da sinusite?

O sintoma mais comum é a dor de cabeça, mas há alguns outros que podem acompanhar a dor tais como:

  • Dor na região dos olhos e do nariz
  • Nariz entupido
  • Dor de garganta
  • Perda de olfato e paladar
  • Espirros

A febre alta também é um dos sintomas da sinusite, costuma ser maior que 38°. Pode ou não acompanhar tontura. Os sintomas da sinusite podem ser confundidos com os sintomas de gripe e resfriado, se durarem mais que uma semana deve-se procurar um médico para tratar adequadamente.   

Foto de mulher com os seios da face desenhados.

Crise de sinusite 

A crise de sinusite acompanha dois ou mais sintomas. Fique atento se eles surgirem juntos, pode ser uma crise de sinusite. A dor na região da face é presente, junto com a dor de cabeça e o nariz entupido. Sensação de cabeça pesada também é comum em períodos de crise. Há tratamentos caseiros para aliviar os sintomas de uma crise de sinusite. Uma indicação importante de médicos otorrinos é lavar o nariz todos os dias com solução fisiológica 0,9%. Isso evita o acúmulo de secreção no nariz. Tomar água todos os dias é importante. Para saber a quantidade apropriada de água a ser tomada diariamente basta você multiplicar o seu peso por 30. Se você pesa 50 kg multiplique por 30, o resultado será 1500, que é o equivalente a 1,5L de água diariamente. Evitar o acúmulo de poeira dentro de casa é importante, já que ela pode agravar a crise de sinusite e evite também ao máximo ficar em locais fechados com ar condicionado. A falta de umidade no ar irrita o nariz, podendo causar dores de cabeça e tonturas.

Mulher fazendo lavagem nasal.

Por que a sinusite causa tontura?

A dor de cabeça é um sintoma bastante comum da sinusite. A intensidade varia e pode ser confundida até mesmo com uma enxaqueca. A tontura, outro sintoma da sinusite, pode aparecer em casos em que a dor de cabeça é intensa. É indicado para a pessoa que sofre de tontura e dores de cabeça intensas deve permanecer em repouso até a melhora do sintoma.

Como posso tratar em casa minha sinusite? 

  1. Ferva um pouco de água com gengibre. Molhe uma toalha no chá e cubra o rosto com ela. Cuidado para não se queimar com ela. Compressa quente ajuda a dilatar as vias nasais. Caso um lado do nariz estiver entupido, deite o corpo para o lado oposto.
  2. Raiz forte misturado com limão é útil para desobstruir os canais nasais.
  3. Semente de uva é um ótimo agente antibiótico natural. Pode ser comprado em forma de spray nasal. Aplique até duas vezes ao dia.
  4. Óleo essencial de hortelã é bom para desentupir o nariz e aliviar dores de cabeça. Aplique duas gotas na palma da mão e esfregue bem as mãos, em seguida inale profundamente com as duas mãos sob o nariz.
  5. Outra receita caseira para desentupir o nariz é misturar água morna com sal não iodado. O sal é um agente bactericida que dissolve o muco. Com as mãos unidas, coloque um pouco da solução entre elas e aspire.

Limão e raiz forte.

Rinite e Sinusite – quais são os sintomas? 

A rinite é uma inflamação da mucosa do nariz. O principal sintoma da rinite é a coriza, que é a secreção que escorre constantemente do nariz. Os espirros frequentes e a coceira no nariz também são sintomas da rinite. A diferença entre rinite e sinusite é onde a inflamação ataca. A sinusite engloba os seios da face – região entre olhos, nariz e bochechas – enquanto que a rinite é a inflamação apenas da mucosa nasal. As duas doenças causam obstrução e secreção nasal, mas este é o único sintoma em comum. A rinite, por inflamar a mucosa nasal, pode ser uma das causas de uma sinusite posteriormente.

 

Fontes:

http://www.aborlccf.org.br/imageBank/CONSENSO-RINOSSINUSITES-EVIDENCIAS-E-EXPERIENCIAS.PDF

https://www.bibliomed.com.br/diretrizes/pdf/Rinossinusite.pdf

http://www.cidmed.com.br/pdf/otorrino01.pdf