Saiba tudo sobre sinusite cronica

Saiba tudo sobre sinusite cronica

fevereiro 11, 2019 0 Por Ana

A sinusite é a inflamação da mucosa do rosto localizada na região do nariz, olhos e bochechas. Essa inflamação da região conhecida como seios paranasais causa dor e desconforto. A sinusite pode ser desencadeada por alergias, bactérias ou vírus. A sinusite atinge pessoas de todas as idades, é uma doença que não tem cura, mas tem tratamentos que podem evitar as crises. Existem vários tipos de sinusite, como a sinusite alérgica, fúngica, viral, bacteriana e crônica. A sinusite crônica é a sinusite mais incômoda dentre os tipos, os sintomas costumam persistir por um período que chega até 12 semanas ou mais. A principal causa da sinusite crônica é a persistência de bactérias resistentes à antibióticos. Essas bactérias podem ter sofrido mutações pelo uso inapropriado de antibióticos ou pelo próprio tratamento incorreto da sinusite. A rinite alérgica mal cuidada também pode ser a causa da sinusite crônica.

Desenho explicando os seios paranasais

Sintomas de sinusite cronica

Os sintomas da sinusite cronica são os mesmos dos outros tipos de sinusite, que são:

  • Dor de cabeça
  • Dor no rosto – que piora em algumas situações, como abaixar e deitar
  • Sangramentos nasais
  • Tosse que piora ao anoitecer
  • Dor persistente na região das maçãs do rosto, nariz e na região dos olhos (essa região é a região dos seios da face)
  • Corrimento no nariz, a cor pode amarelada e a consistência mais grossa, diferente da coriza habitual causada pela gripe
  • Dores de garganta

Para ser diagnosticado como sinusite cronica estes sintomas devem persistir por mais que 12 semanas, antes disso é chamada sinusite aguda. O tratamento envolve antibióticos.

Sinusite cronica pode matar?

A sinusite cronica é um problema sério de saúde, cujos sintomas perduram por até 3 meses. Há alguns tratamentos indicados para aliviar os sintomas, mas a doença não é erradicada assim. Em casos graves de sinusite cronica, onde há complicações, podem surgir inchaços, abscessos na região dos olhos (abscesso é o acúmulo de pus em tecidos e órgãos), cegueira, infecções cerebrais, meningite, abscessos em locais de risco e trombose. Como recurso para o tratamento definitivo da sinusite cronica existe a cirurgia. A cirurgia não costuma ser complicada e tem uma boa taxa de recuperação.

Antibióticos para sinusite cronica

Os principais antibióticos prescritos por médicos são: Amoxicilina e Azitromicina. Levofloxacina também é comum de ser receitado. É importante seguir todos os dias do tratamento com antibiótico rigorosamente para não haver reincidência das bactérias que estão causando a sinusite. O tratamento pode durar até 1 mês, uma vez que a infecção é resistente.

Junto com os antibióticos, costuma ser receitado uma série de cuidados e tratamentos para diminuírem os sintomas e os desconfortos da doença. Anti-inflamatórios como Nimesulida, ajudam a diminuir a inflamação e principalmente o inchaço do rosto. A lavagem nasal com soro fisiológico também pode ser recomendada. A lavagem nasal serve para eliminar o muco da região dos seios da face.

Mulher fazendo lavagem nasal.

Tratamento caseiro para sinusite cronica

Existem alguns tratamentos caseiros que podem aliviar os sintomas da sinusite cronica. Confira abaixo algumas receitas caseiras e práticas para sinusite cronica.

Lavagem nasal caseira

Médicos recomendam lavar o nariz diariamente com água morna e sal não iodado ou com soro fisiológico 0,9%. A lavagem nasal também pode ser feita com seringa. Veja como fazer:

  • 250 ml de água morna
  • sal não iodado
  • seringa limpa

Misture a água com sal não iodado e em seguida puxe a solução para o interior da seringa. Em seguida, incline a cabeça para um dos lados e insira a seringa no interior da narina que está por cima. Pressione o êmbolo da seringa até começar a sair a solução. A solução deverá sair pela outra narina. Pode ser que a solução demore um pouco para sair, devido ao acúmulo de muco, se isso acontecer fique sabendo o desconforto no rosto é normal.

Receita de pó de alho para triturar a sinusite:

  • 4 dentes de alho descascado

Fatie o alho cuidadosamente em lâminas finas. É importante não triturar o alho para que não solte líquidos. Coloque o alho em uma frigideira ou qualquer panela, dê preferencia para panelas antiaderentes. Coloque no fogo até o alho ficar com aspecto seco e dourado. Em seguida, triture o alho para ele formar o pó. Guarde o pó em um pote hermeticamente fechado. Sempre que estiver o nariz entupido ou em crise de sinusite, cheire o pó toda vez que sentir o rosto pesado.

Vapor de eucalipto

O eucalipto é uma planta que possui propriedades anti-sépticas. Essa propriedade é benéfica principalmente no tratamento contra o acúmulo de muco nas vias respiratórias.

Mulher com o busto coberto por uma toalha.

Ingredientes:

  • Óleo essencial de eucalipto
  • 3 colheres de sopa de sal grosso
  • 1 litro de água

Modo de preparo:

Ferva uma panela com a água e o sal grosso. Adicione algumas gotas do óleo essencial de eucalipto. Cuide para não exagerar na dosagem ou para não ficar muito fraca. Enquanto a água estiver fervendo, aproxime o rosto do recipiente e inale o vapor por até 15 minutos. Importante a pessoa tapar a cabeça e fazer uma cabaninha com o vapor quente para não entrar friagem e ter um melhor aproveitamento do vapor. Cuidado para não se queimar. É recomendado fazer a inalação antes de dormir. Você pode repetir o procedimento com óleo essencial de hortelã.

 

Fontes:

https://www.bibliomed.com.br/diretrizes/pdf/Rinossinusite.pdf

http://www.iapo.org.br/manuals/sinusite-bacteriana.pdf

http://www.scielo.br/scielo.php/sinusite-cronica.pdf