Sinusite Aguda

Sinusite Aguda

fevereiro 12, 2019 0 Por Ana

A sinusite aguda é uma doença que atinge os seios da face, que é a região que envolve as bochechas, o nariz e os olhos. Nos seios da face ficam localizadas cavidades, que durante a crise de sinusite ficam inflamadas. A sinusite aguda pode ser a inflamação causada pela complicação de um resfriado. Geralmente dura um pouco mais que 10 dias. Quando este tempo ultrapassa, a sinusite pode se transformar em uma sinusite crônica.

A sinusite surge quando os túneis do nariz ficam obstruídos por secreção. Quando isso acontece os seios da face ficam selados e sem ventilação, isso causa o inchaço e a dor nessa região. O muco produzido fica acumulado, fator que colabora para a proliferação de bactérias e causando a sinusite. Isso acontece em casos de gripes, resfriados e crises de rinite alérgica. Infecções respiratórias também podem causar sinusite, já que o inchaço normal impede que o muco seja drenado para o nariz.

Seios paranasais

Os seios da face são uma região do crânio formada por cavidades. A função dos seios da face é facilitar a sustentação do crânio. Eles são revestidos por uma mucosa, onde a presença de glândulas produtoras de muco é grande. Nessa mucosa existem cílios que ajudam a drenar o muco para o nariz. O acúmulo dessa substância nesta cavidade óssea resulta nos sintomas comuns relacionados à sinusite.

Desenho dos seios paranasais.

Os locais onde a sinusite ataca servem como classificação. Essa classificação referencia onde a dor da sinusite ataca. Confira quais os tipos de sinusite e onde é comum as dores:

  • Sinusite esfenoidal: a inflamação provoca dores em um dos lados da cabeça ou na região perto dos dentes, podendo ser confundida com dor de dente.
  • Sinusite frontal: a inflamação atinge a região acima dos olhos.
  • Sinusite maxilar: a inflamação e a dor atinge a região das maçãs do rosto.
  • Sinusite etmoidal: a inflamação e a dor atinge a região entre globo ocular e o nariz.

Sinusite aguda

A sinusite aguda tem como principal sintoma a dor de cabeça intensa na região dos olhos. A sensação de pressão ou peso na cabeça também é comum. Nariz entupido, dificuldades para respirar e secreção amarela esverdeada também é comum. Tudo isso é causado pela inflamação da mucosa dos seios da face. Os seios da face são uma região do crânio formada por cavidades. A função dos seios da face é facilitar a sustentação do crânio. Eles são revestidos por uma mucosa, onde a presença de glândulas produtoras de muco é grande. Nessa mucosa existem cílios que ajudam a drenar o muco para o nariz. O acúmulo dessa substância nesta cavidade óssea resulta nos sintomas comuns relacionados à sinusite.

Sinusite aguda bacteriana

A sinusite aguda bacteriana é a inflamação dos seios da face provocada por bactérias. Essa sinusite é resultado de gripes mau curadas, resfriados e quadros de alergia. Qualquer problema que resulte na mucosa nasal mais sensível pode ajudar a proliferação de bactérias. O muco produzido e acumulado também pode colaborar para o surgimento de bactérias, causando a sinusite ajuda bacteriana. O tratamento para esse tipo de sinusite deve ser acompanhado por um médico, que irá prescrever antibióticos e outros cuidados. A sinusite aguda bacteriana pode durar mais que 10 dias.

Cápsula de amoxicilina.

Sinusite aguda tratamento

O tratamento com antibióticos devem ser prescritos por um médico. Só ele poderá diagnosticar a sinusite como bacteriana e indicar o melhor antibiótico para cada caso. O tratamento para a sinusite aguda necessita de uma série de cuidados para que os sintomas melhorem. A primeira indicação é manter uma boa higiene da roupa de cama e no quarto em geral. Apesar de não ser uma sinusite alérgica, a boa higiene do quarto pode evitar a piora dos problemas respiratórios. A grande concentração de ácaros no quarto podem causar outras alergias, irritações e problemas respiratórios que podem agravar o caso de sinusite e evoluir para uma sinusite crônica.

A lavagem nasal é um grande aliado para evitar a sinusite e para limpar o nariz durante as crises. Médicos recomendam lavar o nariz diariamente com água morna e sal não iodado ou com soro fisiológico 0,9%. A lavagem nasal também pode ser feita com seringa. Você irá precisar de 250 ml de água morna, sal não iodado e uma seringa limpa. Misturar a água com sal não iodado e em seguida puxar a solução para o interior da seringa. Para aplicar a lavagem será necessário inclinar a cabeça para um dos lados e inserir a seringa no interior da narina que está por cima. Pressione o êmbolo da seringa até começar a sair a solução. A solução deverá sair pela outra narina. Pode ser que a solução demore um pouco para sair, devido ao acúmulo de muco, se isso acontecer fique sabendo o desconforto no rosto é normal.

Durante a crise de sinusite aguda é necessário o uso de anti-inflamatórios e descongestionantes. Eles ajudarão a aliviar os sintomas da sinusite e diminuirão a inflamação. Paracetamol e Ibuprofeno são os mais indicados para as dores e inflamação. O uso de descongestionante deve ser cuidadoso, pois remédios como Sorinan pode causar dependência ou efeito rebote.

Mulher usando descongestionante nasal.

 

Fontes:

http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?down=000777621

https://www.bibliomed.com.br/diretrizes/pdf/Rinossinusite.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2120-sinusite