Saiba como clarear seus dentes em casa

Saiba como clarear seus dentes em casa

janeiro 10, 2019 0 Por Ana

Você sabe qual a importância da saúde bucal? Elas mostram que você é uma pessoa saudável e que cuida de si mesmo. O mesmo vale para um sorriso bonito. Todos buscamos aquele sorriso lindo, com os dentes alinhados e branquinhos. Um sorriso pode fazer a diferença no nosso dia. É cientificamente comprovado que ao sorrir o nosso cérebro libera serotonina e endorfina, substâncias responsáveis pelas sensações de prazer e felicidade.

A estética dos dentes pode melhorar muito a qualidade de vida. Desta maneira, você se sente mais confiante e feliz e isso impacta diretamente nas suas relações pessoais. No momento em que uma pessoa sente que não tem os dentes bonitos, ela passa a se sentir mais tímida ou envergonhada, podendo até mesmo evitando situações sociais como conversas ou comer em público. Desta maneira, a estética dos dentes afeta diretamente a auto estima e a saúde mental, tornando a pessoa insegura em relação à sua própria aparência.

Foto de um sorriso, metade amarelado, metade branco

Dentistas afirmam que a busca pelo clareamento dental vem da necessidade estética do paciente. O desejo de ter dentes bonitos é muito comum e seguindo a recomendação dos dentistas e especialistas em estética bucal é possível ter dentes brancos em casa.

Mas o que é clareamento dental?

Clareamento dental é um procedimento estético geralmente usando químicos que modificam a cor dos dentes. É comum os dentes amarelarem com o tempo por diversos fatores. Excesso de café, nicotina, alimentos com corantes, uso de antibióticos e envelhecimento são algumas das causas do amarelamento dos dentes.

Antes de qualquer procedimento para clarear os dentes é indispensável fazer uma consulta ao dentista para saber se os dentes podem receber substâncias clareadoras. Fatores como cáries ou infiltrações podem influenciar na sensibilidade dental durante ou depois do procedimento.

Quais os produtos utilizar?

É possível clarear os dentes com diversos produtos que normalmente temos em casa. Separe nas suas coisas ingredientes como limão, água oxigenada volume 10, vinagre de maçã, pasta de dente e bicarbonato de sódio. Outros ingredientes que podem ser úteis para clarear os dentes em casa são:

  • óleo de coco
  • violeta genciana
  • carvão ativado em pó ou em pastilhas

Como fazer?

Pasta de bicarbonato de sódio e limão

Você vai precisar de:

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • suco de limão
  • escova de dentes

Misture os dois ingredientes até formar uma pasta. Em seguida pegue um lenço de papel ou guardanapo e seque seus dentes. Em seguida aplique a pasta em seus dentes e com a escova faça movimentos de escovar os dentes. Deixe descansar por 1 minuto. Para finalizar, enxague bem até remover totalmente a pasta. Use esta receita com moderação.

Pasta de bicarbonato de sódio com água oxigenada

Exatamente como a receita anterior, apenas substitua o suco de limão por água oxigenada de 10 volumes. Outro benefício da água oxigenada na boca é a eliminação das bactérias que causam inflamações nas gengivas, como a gengivite.

Vinagre de maçã

O vinagre de maçã possui uma acidez bem suave, deste modo é o mais indicado para clarear os dentes sem prejudicar o esmalte de proteção. Deve ser usado com cuidado e com baixa frequência. Procure por vinagres de maçã de qualidade para fazer o tratamento. Eles podem ser encontrados em lojas de produtos orgânicos ou na internet. Para fazer esse tratamento é necessário:

  • ½ de colher de vinagre de maçã
  • 200 ml de água filtrada

Faça bochecho com essa mistura por 30 segundos. Faça no máximo duas vezes por semana.

Violeta genciana

Você vai precisar de uma colher de chá de óleo de coco e 1 gota de violeta genciana. Misture os dois em um recipiente e me seguida use para escovar os dentes. Escove com movimentos circulares por 1 minuto. Para finalizar enxague bem. Tome cuidado pois a violeta genciana tem um pigmento capaz de manchar a pele, mas não preocupe, costuma sair em poucas horas.

Dois potes de vidro contento violeta genciana e óleo de coco, um deles com a mistura pronta.

Carvão ativado

Preste atenção ao carvão que você for comprar. O carvão comum, que usamos para fazer churrasco, pode causas problemas de saúde. O carvão usado para uso cosmético é o carvão ativado e pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e na internet. O uso do carvão ativado é progressivo, ou seja, diferente da violeta genciana que age como matizador (neutraliza o amarelo e tem efeito instantâneo) o carvão ativado deve ser usado com alguma frequência para obter resultados.

Utilize carvão ativado em pó para fazer este tratamento. Você irá precisar de uma escova de dentes macia e carvão. Sendo assim, umedeça a escova de dentes e aplique o pó do carvão ativado. Escove por aproximadamente 3 minutos e deixe agindo por mais 2. Em seguida enxague bem a boca e faça a sua escovação normal com pasta dental. Assim que começar a reparar o clareamento diminua a frequência de uso do carvão ativado. O carvão ativado pode clarear até dois tons dos dentes amarelados.

 

 

Fontes:

http://tcconline.utp.br/wp-content/uploads/2012/07/CLAREAMENTO-DENTAL-CASEIRO.pdf

http://dedalus.usp.br/F/clareamento-dental-tecnicas-atuais/

http://host-article-assets.s3.amazonaws.com/rou/588017ae7f8c9d0a098b4853/fulltext.pdf