Remédios Caseiros para Sinusite

Remédios Caseiros para Sinusite

fevereiro 13, 2019 0 Por Ana

A sinusite é a inflamação da mucosa do rosto localizada na região do nariz, olhos e bochechas. Essa inflamação causa dor, inchaço, dor de cabeça, nariz entupido dentre alguns outros sintomas. Há vários tipos de sinusite e para cada tipo de sinusite existe um tratamento fármaco próprio. Por exemplo, a sinusite crônica pode ser tratada com antibióticos enquanto que a sinusite alérgica é tratada com antialérgicos. Porém, os tratamentos caseiros também são eficazes e práticos e podem servir de tratamento complementar para essa doença.

Os remédios caseiros para sinusite servem principalmente para aliviar os desconfortos da doença. Os mais conhecidos são para aliviar principalmente o excesso de secreção no nariz e desobstruir as vias nasais. Confira abaixo algumas opções de remédios caseiros para aliviar outros sintomas da sinusite.

Receita para dor de cabeça

Alguns chás são anti-inflamatórios e aliviam o desconforto da dor de cabeça causada pela sinusite. Confira algumas receitas:

Chá de sementes cítricas:

  • 10 sementes de tangerina
  • 10 sementes de laranja
  • 10 sementes de limão

Coloque todas as sementes no forno e seque-as por 10 minutos ou até secarem totalmente. Moa as sementes secas e reserve em algum lugar bem fechado. Para fazer o chá você deve misturar 1 colher de chá do pó em uma xícara e colocar água fervente. Tampe e deixe por 5 minutos. Coar é opcional. Tome sempre que sentir as dores de cabeça. Esse chá pode ser tomado seguido para melhores resultados com as dores de cabeça e com a inflamação da mucosa. Tome antes das refeições.

Frutas cítricas.

Remédio caseiro para sinusite em bebê

Não se deve usar qualquer planta para fazer inalação em crianças, em bebês o cuidado deve ser maior ainda. A camomila é uma das principais plantas nos cuidados do bebê. As propriedades da camomila são calmantes e anti-inflamatórias. Nas crises de sinusite infantis, a camomila pode ser um sonífero natural para o bebê, ajudará o bebê a descansar e a curar a inflamação dos seios paranasais. A inalação deve ser feita com a supervisão de um adulto. Para fazer a inalação com camomila será necessário:

  • Nebulizador e máscara infantil
  • Óleo essencial de camomila
  • Soro fisiológico

Coloque no copo 5 ml de soro fisiológico e 5 gotas do óleo de camomila. Prenda a máscara no bebê de forma que fique confortável e firme. Com o bebê no colo e sentado, comece a nebulização. É importante manter o bebê sentado para não haver acidentes. Em crianças maiores, é possível fazer a inalação do chá de camomila. Para isso serão necessários:

  • 2 litros de água
  • 2 xícaras de chá de flores de camomila

Flores de camomila.

Ferva a água com a camomila e coloque em uma tigela. Peça para a criança posicionar o rosto acima da tigela e cubra a cabeça da criança com uma toalha. A criança deve fazer a inalação por até 10 minutos.

Outra opção para aliviar os sintomas da sinusite infantil é pigar óleo essencial de eucalipto ou de limão no travesseiro do bebê. Pingue 1 gota de óleo essencial de eucalipto ou 2 gotas de óleo essencial de limão.

Remédio caseiro para sinusite com bicarbonato

O remédio caseiro com bicarbonato é conhecido como solução salina. Ela serve para desentupir o nariz durante as crises de sinusite. Também é útil para aliviar os sintomas e os desconfortos da congestão nasal e facial.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de chá de sal marinho;
  • 250 ml de água fervida.

Adicione o bicarbonato de sódio e sal marinho na água fervida. Introduza nas narinas a solução preparada com uma seringa. Lembre-se de deixar esfriar a solução antes de colocar no nariz. Use diariamente. Não guarde a solução salina por um período maior que 5 dias.

Remédio caseiro para rinite e sinusite

O eucalipto é uma planta muito usada no tratamento da sinusite. Somado com o tomilho se torna um potente chá e infusão para tratar os sintomas da rinite e da sinusite. O tomilho possui propriedades antissépticas, que destrói os principais causadores de infecções enquanto que o eucalipto é antisséptico, expectorante e anti-inflamatório. Juntos são capazes de reduzir a inflamação e ajudar a sair as secreções, aliviando a coriza e a sensação de nariz entupido da rinite  e a sensação de cabeça pesada da sinusite.

Folha de eucalipto

Ingredientes

  • 2 punhados de tomilho
  • folhas de eucalipto ou óleo essencial
  • 1 litro de água

Tomilho.

Modo de preparo

 

Ferva a água com o tomilho e as folhas de eucalipto. Deixe ferver por 5 minutos. Tome em seguida. Para a infusão faça o mesmo procedimento, mas deixando descansar para não se queimar. Cubra a cabeça com uma toalha e respire o vapor.

 

Fontes:

https://www.scielosp.org/article/physis/2014.v24n2/381-400/

https://www.unisantos.br/wp-content/uploads/2014/02/farmacia-verde-livro.pdf

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/programa_nacional_plantas_medicinais_fitoterapicos.pdf