Remédio para Enxaqueca

Remédio para Enxaqueca

novembro 19, 2018 0 Por Fernanda

A enxaqueca é uma doença crônica cujo principal sintoma são as dores de cabeça. Elas podem aumentar com o passar do tempo. Normalmente, a enxaqueca acontece por causa de um desequilíbrio químico de hormônios e substâncias que ocorre no cérebro, provocando a dor como resultado. Com característica pulsante e sensação de latejamento, a dor da enxaqueca comumente acontece em só um lado da cabeça. Ela atinge de 10% a 15% da população, e cerca de 2/3 dos casos têm origem genética.

O tratamento da enxaqueca é feito com remédios para aliviar a dor, dependendo da sua intensidade. Para dores leves a moderadas, um analgésico pode ajudar. Os mais recomendados pelos médicos são: Ibuprofeno, Paracetamol, Ácido Mefenâmico, Amato, Buscofem, Cefalium, Cefaliv, Cinarizina, Deocil SL, Depakote, Dorflex, Doril Enxaqueca, Flanax, Ibupril e Lisador.

Remédio para Enxaqueca Forte

mulher tapando a luz do sol no seu rosto com a mão

Se, mesmo com o uso de analgésicos a dor forte persistir, os médicos costumam recomendar medicamentos triptanos e ergolinas. Alguns nomes são: Topiramato, Valproato, Propranolol, Naproxeno, Naramig, Nisulid, Metoprolol, Timolol, Frovatiptano.

Enxaqueca com aura

Nesse tipo, junto com a dor, ocorrem escotomas, que são alterações visuais. Essas alterações, em geral, têm início pouco minutos antes do aparecimento da dor. Os remédios para enxaqueca com aura são os mesmos que os recomendados em casos de enxaqueca forte.

Enxaqueca crônica

Quando se torna crônica, a enxaqueca evolui da forma episódica. Nela, aumenta a frequência e diminui a intensidade da dor, e ela passa a ser constante porém menos incômoda. Normalmente ela ocorre pelo abuso de medicação analgésica. Os remédios para enxaqueca crônica também são os mesmos que os recomendados em casos de enxaqueca forte.

Enxaqueca infantil

A enxaqueca em crianças está normalmente relacionada à alimentação. Ela também aparece de forma mais amena, com dores menos intensas. Por isso, o remédio para enxaqueca infantil é um bom repouso, uma boa noite de sono e um pouco de água fria aplicada na face. Caso as dores persistam, o tratamento deve ser feito com analgésicos como o Ibuprofeno ou o Paracetamol.

Remédio para Enxaqueca Menstrual

mulher sofrendo com enxaqueca menstrual

A enxaqueca menstrual é caracterizada por uma dor de cabeça forte, intensa e latejante, que costuma ser acompanhada de náuseas, vômitos, sensibilidade à luz ou ao som, visão de pontos luminosos ou vista embaçada. Ela costuma acontecer entre 2 dias antes e até 3 dias depois do início da menstruação. É provocada pela queda nas concentrações de estrogênio que ocorrem um pouco antes do período menstrual.

Os medicamentos indicados incluem analgésicos ou anti-inflamatórios como Paracetamol, AAS e Diclofenaco. Em casos mais graves, deve-se utilizar medicamentos que atuam nos vasos sanguíneos cerebrais, que tem efeito mais rápido e eficaz, como Isometepteno, Ergotamina, Sumatriptano ou Naratriptano. Junto ao medicamento, é recomendado o repouso, evitar locais com muita luminosidade, diminuir o ritmo de trabalho, respirar pausadamente e alimentar-se corretamente.

Remédio Caseiro para Enxaqueca

jarra com chá de girassol com as sementes e a flor da planta ao lado

Chá de semente de girassol

Ele tem propriedades calmantes, protegem o sistema nervoso e são ricas em antioxidantes. O chá é a forma perfeita de consumir esses nutrientes.

Ingredientes:

  • 40 g de sementes de girassol;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: coloque as sementes de girassol em uma forma e leve ao forno por alguns minutos, até dourar. Depois, bata as sementes no liquidificador até que virem pó. A seguir, adicione o pó à água fervente e deixe repousar por cerca de 20 minutos. Coe e tome de 3 a 4 xícaras por dia.

Chá de artemísia

Ele tem grande capacidade de acalmar o sistema nervoso, sendo uma ótima opção para aliviar as dores causadas pela enxaqueca.

Ingredientes:

  • 2 colheres de folhas de artemísia;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: coloque as folhas em água fervente e deixe por 10 minutos. Depois, coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

Suco de beterraba, cenoura e maçã

Esse suco conta com uma combinação muito rica em vitaminas, minerais e antioxidantes, se tornando excelente para estimular a circulação sanguínea e aliviar a dor de cabeça.

Ingredientes:

  • 1 beterraba;
  • 1 cenoura;
  • 1 maçã;
  • 500 ml de água filtrada ou mineral.

Modo de preparo: lave bem os ingredientes, descasque e pique a cenoura e a beterraba. Mantenha a casca da maçã, corte a fruta em 4 pedaços e retire as sementes e o talo. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, adicione a água e bata por 30 segundos. Coe o suco e consuma logo em seguida.

Remédio Natural para Enxaqueca

pode com várias cabeças de alho

Óleos essenciais para aromaterapia

A aromaterapia oferece benefícios que incluem efeito de relaxamento e a redução da ansiedade, do estresse da tensão que podem causar enxaqueca. No hora de escolher, opte pelos óleos essenciais como o de lavanda, alecrim, camomila e menta, que oferecem a tranquilidade mental. Você pode utilizar esses óleos como aromatizadores de ambiente ou aplicá-los sobre a cabeça e o pescoço.

Alho cru

O alho é um excelente anti-inflamatório natural. Aumentar seu consumo, na forma crua, pode diminuir as crises de enxaqueca. Basta utilizá-lo como tempero em saladas, de preferência associando-o com limão e azeite de oliva, outros dois alimentos que também ajuda a combater a inflamação e a dor de cabeça.

Extrato de Ginkgo biloba

Esta planta medicinal chinesa pode ser usada no tratamento da enxaqueca, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e sua ação sobre o equilíbrio hormonal. Pode ser consumida na forma de cápsulas, 1 a 3 vezes por dia.