Quanto tempo dura o clareamento dental?

Quanto tempo dura o clareamento dental?

janeiro 15, 2019 0 Por Ana

Clareamento dental é um tratamento estético que age removendo pigmentação dos dentes causada pelos anos de alimentação e outros agentes corantes. Ao remover essa pigmentação os dentes ficam mais brancos. Levando em conta que a nossa autoestima é uma das nossas maiores preocupações, o clareamento dental pode ser um procedimento que pode mudar radicalmente o bem estar de alguém.

Porém há casos onde pacientes buscam obsessivamente o “branco sanitário”. Dentistas alertam que tons brancos demais são impossíveis de atingir e recomendam buscar um psicologo. Nunca faça clareamentos em casa. Busque sempre o acompanhamento odontológico, para evitar danos à estrutura do dente. Para quem busca o clareamento, é sempre indicado antes de qualquer procedimento fazer uma limpeza, pois assim o clareamento pode ter um efeito mais satisfatório.

Dentista examinando paciente.

Como funciona o clareamento dental?

Em quase todas as técnicas são usados géis clareados compostos por peróxido de carbamida. Pode ser que junto com o gel clareador possa ser usado laser ou led. O objetivo é o mesmo: potencializar o efeito do gel. Há a opção de fazer em casa o clareamento com gel. Neste método é feito um molde em silicone com o formato dos dentes do paciente.O paciente deve usar este molde com o gel clareador indicado pelo dentista por até uma hora.

Imagens comparativas durante o tratamento do clareamento dental.

Também pode ser feito a aplicação de porcelana ou de resina: talvez o procedimento mais caro oferecido para clarear os dentes. Este tratamento é feito pelo dentista e tem efeito permanente desde que seja devidamente cuidado. É uma capa de resina ou porcelana que reveste os dentes do paciente. Para pessoas que quebraram dentes ou por alguma razão passaram por tratamento de canal, existe o clareamento dental interno. Nele é inserido dentro do dente um agente clareador. Em seguida o dente é selado provisoriamente com o agente clareador dentro por até 10 dias.

Cuidados com o clareamento dental

Todos os procedimentos estéticos para mudar a coloração dos dentes tem uma duração variável. Por quê variável? Porque depende dos cuidados do paciente o tempo de duração. Se o paciente segue as recomendações do dentista é possível que um tratamento para clarear os dentes dure até 3 anos. Caso contrário, após um ano a cor amarelada pode voltar. Lembrando que a manutenção é sempre sob a supervisão do dentista e quase nunca o intervalo entre os procedimentos é menor que um ano.

Quais as principais indicações e cuidados?

Há dentistas que dizem “Tudo o que mancha uma camiseta branca pode manchar o dente”. Ou seja, não é apenas o café e o vinho que podem prejudicar a cor dos dentes. Bebidas como refrigerantes e chás podem interferir na estética. É recomendado o paciente diminuir o consumo de café, refrigerantes e sucos ou usar canudos para a bebida não entrar em contato com os dentes.

A alimentação pode prejudicar a coloração dos dentes também. Evite por um tempo alimentos como beterraba, amora, framboesa e açaí. Apesar de saudáveis, possuem muito pigmento e podem interferir no resultado desejado ou no tempo de duração do clareamento. A principal indicação do dentista é de cortar qualquer alimento muito pigmentado nos dois primeiros dias após o branqueamento.

Outro fator crucial para manter os dentes brancos é: não fumar cigarros. Dentistas recomendam que o hábito de fumar seja abandonado antes de começar o tratamento clareador. O cigarro atrapalha os efeitos do clareamento e o procedimento pode não ter resultado algum. O paciente deve estar ciente desde o começo do tratamento que o uso de cigarro pode interferir completamente no resultado. Mesmo que não fume antes e comece a fumar depois, os ficarão amarelados, independente dos outros cuidados. Em pacientes fumantes que desejam clarear os dentes, dentistas geralmente indicam o método da aplicação de porcelana. Os resultados são mais garantidos e duram mais tempo do que o clareamento comum.

Homem quebrando um cigarro ao meio.

Como faço para o meu clareamento durar mais?

Mantendo uma rotina saudável é um bom começo para manter o seu tratamento. O mais importante é escovar os dentes de forma apropriada 20 minutos após as refeições. Usar escovas de cerdas macias protege os dentes contra agressão à camada protetora, o esmalte, e mantém os dentes limpos e brancos. Peça indicação para o seu dentista sobre qual enxaguante bucal usar. Eles podem ter composições que podem ajudar a manter os dentes brancos. Use sempre o fio dental, ele é importante para manter a boca limpa e evitar infecções.

Em casos de bruxismo, doença que faz ranger os dentes involuntariamente, procure um dentista para tratar do problema. Ranger os dentes pode desgastar e alterar o aspecto do esmalte. Isso interfere diretamente na cor. Outro inimigo muito comum do clareamento dental é o açúcar. Se possível, corte o chocolate e outros doces por um breve período de tempo. O açúcar ajuda na proliferação de bactérias e doces com corantes podem manchar os dentes.

Fontes:

https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/nicotina-e-saude-bucal.pdf 

https://pt.scribd.com/document/340973000/Recomendacoes-Importantes-Apos-Clareamento-Dentario 

http://www.foa.unesp.br/include/arquivos//capitulo-clareamento-dentes-vitais-com-peroxido-de-carbamida.pdf