Ômega 3 emagrece?

Ômega 3 emagrece?

março 7, 2019 0 Por Ana

Ômega 3 é um nutriente muito importante que auxilia na boa função do nosso corpo. Ele possui diversas funções, desde a saúde dos olhos até a aparência da pele. Os benefícios para a saúde são diversos e pesquisadores estão descobrindo outros tantos. Uma das funções do ômega 3 é o controle do colesterol, sendo então, o nutriente mais indicado para quem precisa perder peso por motivos de saúde. O ômega 3 é um ácido graxo essencial, isso significa que ele não é produzido pelo nosso corpo. Os ácidos graxos são essenciais para o funcionamento correto e saudável do metabolismo, sem ser necessariamente fonte de energia.

Mulher enrolando esteira de yoga

O ômega 3 quando consumido de forma consciente, ajuda a prevenir principalmente doenças cardiovasculares, mas também age no bom funcionamento da visão, evita problemas de coágulos no sangue, diminuir processos inflamatórios, dilata os vasos sanguíneos e diminui a viscosidade do sangue. Estudos comprovam que pessoas residentes nas regiões que circundam o mar mediterrâneo têm uma expectativa de vida muito maior que as outras pessoas, visto que a dieta consumida é rica em óleos, frutas e legumes.

Para quem deseja emagrecer e ainda sim, manter o consumo de ômega 3 equilibrado, a dieta do mediterrâneo é a dieta ideal. O ômega 3 age da seguinte maneira: durante a alimentação são secretados leptina e insulina, dois hormônios responsáveis pela sensação de saciedade. Quando a alimentação é cheia de gorduras saturadas, substâncias inflamatórias atrapalham essa troca de informações até chegar no ponto em que essa comunicação falha. O ômega 3 funciona no combate à essa inflamação, promovendo uma sensação de saciedade saudável que pode ajudar na perda de peso. Os níveis hormonais ficam estáveis, o que evita picos que desequilibram o apetite, promovendo a fome compulsiva.

Como funciona a Dieta Mediterrânea?

A dieta mediterrânea é considerada por muitos um estilo de vida que promove uma alimentação saudável. Nesta dieta são cortados diversos alimentos, principalmente os alimentos industrializados. A alimentação deve ser feita por alimentos naturais, dando preferência para a origem vegetal. Alimentos integrais também estão na lista da dieta mediterrânea. O corte nos alimentos industrializados ajuda a diminuir a produção de toxinas no corpo, com a ajuda do ômega 3, a inflamação é reduzida e a retenção de líquidos diminui consideravelmente.

Pescador segurando peixe.

Nesta dieta o consumo de peixe é quase diário, visto que é a carne disponível na região do mar mediterrâneo. O peixe é uma rica fonte de ômega 3, mas não é somente o peixe irá prover ômega 3 no cardápio. A dieta do mediterrâneo tem em seu cardápio azeite de oliva e frutas oleoginosas. Existem diversos outros alimentos que são ricos em ômega 3, como o arroz integral, couve, camarão e as sementes de chia. Entretanto, como qualquer outro alimento, o ômega 3 deve ser consumido com cautela em conjunto com uma dieta balanceada. O consumo exagerado do ômega 3 pode trazer efeitos colaterais sérios, como resistência à insulina, hemorragias, agravamento nos casos de esclerose lateral amiotrófica dentre alguns outros.

O ômega 3 emagrece mesmo?

A função do ômega 3 nas dietas é justamente inibir a fome agindo na inflamação que impede a sensação de saciedade. Assim como todas as outras dietas, o ômega 3 deve ser incrementado na dieta de forma que ele traga benefícios à saúde. Qualquer dieta que tenha como objetivo perder peso deve ser feita em conjunto com um nutricionista. Dietas extremas são prejudiciais para a saúde. A dieta do mediterrâneo, apesar de ser saudável e muito indicada, é cara de manter, principalmente pela exigência em alimentos frescos e naturais. Existe outras possibilidades para dieta com ômega 3. Confira:

Dieta do ômega 3:

Opções para o café da manhã

  • 1 xícara de café com leite com adoçante ou stevia (opcional) + 1 fatia de pão integral com uma fatia de ricota, 1 fatia de peito de peru light e para temperar, azeite extravirgem.
  • 9 morangos picados, 4 colheres de sopa de amoras com 2 colheres de sopa de amêndoas em lascas.
  • 1 unidade de pão francês, 1 colher de geleia de uva, 1 copo de suco de limão e 1/2 mamão

Opções para o almoço:

  • Salada de alface, rúcula, cenoura e rabanete, com 2 colheres de sopa de amêndoas em lascas e iogurte natural, temperado com gotas de limão e mostarda + 1 filé (90 g) de salmão grelhado + legumes variados (brocólis, couve-flor, abobrinha…)
  • Salada de folhas verdes + azeite de oliva extravirgem + 1 colher de sopa de vinagre balsâmico + 1 filé (90 gramas) + arroz integral + 1/2 concha pequena de feijão ou grão-de-bico + 1 porção de frutas
  • Salada de atum com 1/2 lata de atum light + alface cortadas em tiras + 1 xícara de chá de tomate-cereja + 1/2 xícara de cogumelos em fatias + 1 colher de suco de limão e 1/2 colher de sopa de azeite extravirgem e 1/2 colher de sopa de gergelim torrado para temperar

Opções para o jantar:

  • 2 pratos (fundos) de sopa de legumes e frango
  • 1 porção de lasanha de berinjela à bolonhesa + 1 taça de vinho tinto
  • Omelete de claras: 2 claras, 3 colheres de sopa de mussarela light ralada, 1 colher de sopa de frango refogado e desfiado, 1 xícara de chá de tomate picado, 2 colheres de sopa de cogumelo picado, 1 colher de sopa de cebola picada

Opções para sobremesa:

  • 1 pedaço pequeno de chocolate meio amargo
  • morangos e mirtilos
  • iogurte natural com canela (copo pequeno)

Opções para lanche da manhã, tarde e ceia:

  • 1 pote de iogurte natural desnatado + 2 castanhas de caju
  • 1 barra de proteína
  • chá de camomila

Lembre-se: é importante buscar ajuda profissional e nunca tomar medidas extremas na hora de perder peso. Mais importante que a boa aparência é a boa saúde.

 

 

Fontes:

https://www.ingentaconnect.com/content/doaj/14155273/2006/00000019/00000005/art00009

https://www.researchgate.net/profile/Angeles_Carbajal/publication/298436022_La_dieta_mediterranea_como_modelo_de_dieta_prudente_y_saludable/links/574e7ab408ae82d2c6be2edd.pdf

https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/40068