Nervo Ciático

Nervo Ciático

novembro 16, 2018 0 Por Cassiane

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano. Ele é formado por raízes nervosas na coluna vertebral, iniciando no final da coluna, passando pelos glúteos, parte posterior das coxas, dividindo-se a partir do joelho, entre o nervo tibial e fibular comum, chegando até os pés.

Em todo esse trajeto, é comum que algumas pessoas passem a sentir dores e incômodos, como sensação de formigamento e pontadas na região. O que muitas vezes provoca dificuldade nos movimentos, ao caminhar, em ficar ereto confortavelmente, prejudicando toda qualidade de vida e bem-estar do indivíduo. Algumas pessoas chegam a ficar na cama, por não conseguirem se mexer, devido a intensidade da dor.

Veja foto do nervo ciático e sua localização:

foto com a localização do nervo ciático

É importante salientar que o nervo ciático não é uma doença, mas sim indicação de algo não vai bem com os nervos do corpo humano. O incomodo costuma desaparecer entre uma a duas semanas, entretanto, é preciso que se faça o tratamento assim que os primeiros sintomas aparecem, evitando que agravem e causem outras complicações de saúde mais sérias.

Também é bastante comum ter nervo ciático na gravidez, já que acontece o rápido aumento de peso na mulher, além do crescimento da barriga e alteração na gravidade feminina, levando a compressão do nervo. Caso os sintomas sejam percebidos durante a gestação, é imprescindível a procura pelo médico ou fisioterapeuta, minimizando os sintomas e desconfortos para seguir com uma gestação saudável.

Nervo Ciático Inflamado, como Identificar?

A inflamação no nervo ciático acontece devido alguma lesão ou compressão no nervo, comumente devido ao deslocamento ou inflamação da hérnia de disco, a síndrome do músculo periforme, lesão ou fratura pélvica, tumores, diabetes e por infecções do vírus de herpes ou catapora.

Para combater o nervo ciático inflamado é preciso realizar tratamentos com ortopedista ou fisioterapeuta, além de outros médicos, que receitarão para o nervo ciático inflamado remédio e exercícios.

Dor no Nervo Ciático

Pessoa com dor no nervo ciatico

A dor no nervo ciático acontece quando ocorre a compressão ou inflamação no nervo, causando dores intensas no fundo das costas, glúteos e/ou pernas. Quando isso acontece, a pessoa possui dificuldade em manter-se ereta, além de intenso incomodo ao andar.

Dentre as principais causas da dor, está a hérnia de disco, por comprimir a raiz do nervo na coluna vertebral. Mudanças de postura na gravidez, anormalidades no nervo ciático anatomia, contraturas musculares, muito esforço ou movimentos bruscos realizados na coluna, também promovem a dor ciática.

A dor no nervo ciático é caracterizada por uma dor intensa e persistente. Ela provoca sensação de “choques elétricos”, que são sentidas durante o trajeto do nervo ciático. Além disso, vem acompanhada de sensação de formigamento e dormência, até mesmo fraqueza, piorando os movimentos.

É importante salientar que as dores ciáticas podem aparecer de forma lenta, de uma hora para outra, e piorar conforme a pessoa tenta movimentar e esticar o corpo. Por isso, é preciso saber identificar os principais sintomas do problema e buscar ajuda o quanto antes possível para evitar maiores complicações.

Quais são os Sintomas de Problemas com o Nervo Ciático?

Nem sempre é fácil identificar os sintomas do nervo ciático, já que muitas vezes são confundidos com os mesmos sinais da hérnia de disco, espondilolistese, artrose na coluna ou ainda síndrome dolorosa miofascial. Todos esses problemas de saúde provocam alterações na coluna, causando sensação de fisgada, queimação e pernas cansadas.

Por esta razão, é imprescindível procurar o médico especializado para ter o diagnóstico correto em mãos, para então buscar o melhor tratamento o quanto antes e garantir a qualidade de vida e o bem-estar ao corpo e aos movimentos.

Para saber se a sua dor é causada pelo nervo ciático, fique atento aos principais sintomas:

  • Dor na coluna, glúteo, perna ou planta do pé;
  • Formigamento na coluna, glúteo, perna ou planta do pé;
  • Dormência na coluna glúteo, perna ou planta do pé;
  • Sensação de “choque” na coluna, glúteo, perna ou planta do pé;
  • Sensação de queimação;
  • Sensação de fisgada;
  • Pernas cansadas;
  • Fraqueza em uma ou nas duas pernas;
  • Piora na dor quando fica por muito tempo parado;
  • Dificuldade para caminhar;
  • Dificuldade para ficar longo tempo na mesma posição.

Exercício para Aliviar o Nervo Ciático

Tipos de tratamento para nervo ciatico

Existem alguns exercícios que são recomendados para pessoas com problemas no nervo ciático. Normalmente, é um tipo de alongamento para o nervo ciático que pode ser feito em casa, e consiste em esticar os músculos das pernas e da coluna.

A ideia dos exercícios para nervo ciático é evitar o sedentarismo, mesmo depois da dor ser combatida. Recomenda-se a prática de caminhadas, hidroginástica e pilates, que fortalecem e trabalham bastante o alongamento dos músculos.

Além disso, práticas simples como manter a postura correta quando sentado, estar dentro do peso normal, manter o abdômen forte e exercícios físicos como agachamento e agachamento com braços esticados também ajudam a promover a saúde da coluna.

Tratamento Caseiro para o Nervo Ciático

Outros tipos de tratamentos caseiros também podem ser feitos para combater as dores do nervo ciático. Eles consistem também em alongar o corpo, além de massagens nos locais doloridos, relaxamento de músculos e utilização de temperos e ervas medicinais.

Confira os principais tratamentos caseiros para combater dores no nervo ciático:

  • Compressa com eucalipto;
  • Utilizar cúrcuma como tempero;
  • Pomada com arnica;
  • Massagem nas costas;
  • Massagem nos glúteos;
  • Massagem nas pernas;
  • Aplicar calor ou gelo na área dolorida.

No mercado também existe uma espécie de joelheira para auxiliar no tratamento do nervo ciático. Ela é colocado logo abaixo do joelho, prendendo na panturrilha da perna. A joelheira proporciona alívio na lombar e no ciático, pois faz pressão nos pontos chaves do trajeto do nervo. Dessa forma, promove o alívio das dores e desconfortos.

É importante salientar que somente com a consulta médica será possível ter a indicação do melhor tratamento para cada diagnóstico específico de nervo ciático. Ao aparecerem os sintomas, procure imediatamente um especialista.