Náuseas e Dor de Cabeça

Náuseas e Dor de Cabeça

fevereiro 6, 2019 0 Por Daniela

A dor de cabeça é uma queixa muito presente nos consultórios médicos hoje em dia. No Brasil, cerca de 63 milhões de pessoas sofrem com a cefaleia, sendo a tensional e a enxaqueca as mais comuns. Por ser muito comum, a maioria da população não procura opinião médica para avaliar a gravidade do problema. O uso de analgésicos em excesso pode ser perigoso em certos casos, pois pode acabar escondendo o sintoma de uma doença mais grave. Por isso, é recomendado que sempre que notar uma cefaleia diferente, na qual a dor atinge uma região diferente da cabeça ou com mais intensidade, se procure um médico. Além disso, a presença de outros sintomas como náuseas, vômitos e tonturas também requer atenção, pois eles podem indicar um problema mais grave do que uma simples enxaqueca.

O que pode Causar Náuseas e Dor de Cabeça?

Existem mais de 200 tipos de cefaleias e, por isso, é muito difícil identificar a causa sem uma consulta médica. No entanto, quando a dor de cabeça aparecer acompanhada de náuseas ou qualquer outro sintoma suspeito, isso indica que há algo errado no organismo.

Primeiramente, você deve analisar a região da cabeça afetada e como é a dor que você está sentindo:

  • Afeta só um lado?
  • Afeta os dois lados?
  • Afeta a parte de trás?
  • Afeta só a nuca?
  • Qual é a intensidade da dor?
  • A dor permanece em só uma região?
  • A dor erradia para outras partes da cabeça?
  • A dor é latejante?
  • A dor é em forma de pressão?
  • A dor é pulsante?

Por se tratar de dois sintomas muito inespecíficos, vários fatores podem estar relacionados com a presença deles em um só caso, desde doenças até mesmo um tumor cerebral.

Constante

mulher deitada com dor de cabeça

Se tanto a dor de cabeça quanto as náuseas forem constantes, a causa pode estar relacionada a um tumor cerebral ou problema neurológico. Nos casos mais comuns, também podem ser causadas por uma crise forte de enxaqueca. No entanto, especialistas apontam que esses sinais podem indicar até mesmo o rompimento do aneurisma, apresentando dor de cabeça súbita e intensa, acompanhada de náuseas, tonturas e vômitos.

Questões emocionais também estão interligadas com o aparecimento dos dois sintomas. Acredita-se que a frequência do problema está relacionada ao estilo de vida dos dias atuais, em que o estresse resultante do trabalho excessivo ou até mesmo do trânsito, acaba causando dor de cabeça.

A ansiedade e a depressão, que podem ser desencadeadas por situações de estresse extremo, entre outras, podem ser causadoras do problema, principalmente quando ele está presente após as refeições.

Após Comer

mulher com náusea e dor de cabeça

Ter náuseas e sentir dor de cabeça após refeições são incômodos que podem estar relacionados aos tipos de alimentos que a pessoa consome, ou fatores emocionais. Sabe-se que certos alimentos como, chocolate, doces, sorvete, cafeína e álcool podem causar dor de cabeça em algumas pessoas.

A chamada ressaca alimentar é uma das principais causas do problema. Quando ingerimos uma grande quantidade de alimentos açucarados, gordurosos ou muito fortes, nosso organismo precisa trabalhar mais para digerir tudo. Isso pode desencadear uma sensação de mal-estar constante após as refeições.

Por fim, fatores emocionais como depressão e ansiedade também podem ocasionar a presença desses dois sintomas. Pessoas que sofrem com alguma doença psicológica tendem a sofrer com dor de cabeça e náuseas após as refeições.

De qualquer forma, se o problema for frequente ou permanecer por muito tempo, é recomendado procurar um médico para identificar a verdadeira causa. Só um profissional pode dar um diagnóstico e indicar o tratamento ideal para o caso.

Náuseas, Dor de Cabeça e Tonturas

mulher com tontura e dor de cabeça

É importante ressaltar que a frequência de um sintoma pode não ter relação com o surgimento de outro em algum momento. Por exemplo, sentir náuseas constantemente pode indicar a presença de doenças como labirintite, que tem como sintomas náuseas e tonturas. A dor de cabeça interferir nesse período pode ser uma simples coincidência em alguns casos. No entanto, é importante procurar um médico sempre que notar alguma alteração no seu corpo, ainda mais se ela permanecer por muito tempo ou impedir que realize qualquer tipo de atividade.

Tonturas quando acompanhadas de dores de cabeça e náuseas podem indicar um quadro de anemia. Essa condição apresenta também sintomas como fadiga, falta de apetite, palidez na pele e mucosas, falta de ar e mão e pés frios. Existem diversos tipos e causas de anemia, e as mais comuns são causadas por falta de produção dos glóbulos vermelhos ou por deficiência de ferro.

Se caso desconfiar de anemia, procure um médico e realize os exames pedidos por ele. Dependendo do seu tipo de anemia, um certo tratamento vai ser indicado.

Náuseas e Dor de Cabeça podem indicar Gravidez?

mulher com as mãos no abdômen

Sim. Os sinais de gravidez no primeiro trimestre de gestação incluem tanto náuseas quanto dores de cabeça. Na maioria das vezes, suas causas estão relacionadas as alterações hormonais causadas por esse período. No entanto, é preciso ter atenção caso os sintomas permaneçam após o segundo trimestre de gestação, ainda mais se forem acompanhados de dor no estômago e visão embaçada, pois podem indicar a presença de um problema mais grave.

 

Fontes:

https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/protocolos_resumos/neurocirurgia_resumo_cefaleia_TSRS.pdf

https://www.nhs.uk/translationportuguese/Documents/Headaches_Portuguese_FINAL.pdf