Inalação para Sinusite

Inalação para Sinusite

fevereiro 12, 2019 0 Por Ana

A sinusite é uma inflamação da mucosa do rosto. Essa inflamação atinge a parte conhecida como seios paranasais – espaços preenchidos de ar dentro dos ossos da face – e causa sintomas como dor de cabeça e  nariz entupido. A sinusite pode ser causada por bactérias, vírus ou uma alergia. Existem vários tipos de sinusite e os locais que ela atinge e costuma doer no rosto também são diversos. As inalações de vapor são um ótimo aliado no tratamento, pois além de ajudar a deixar as secreções mais fluidas, as propriedades das plantas usadas nas inalações ajudam a controlar a inflamação das mucosas. Confira abaixo algumas inalações benéficas no tratamento da sinusite.

Inalação com Gengibre

O gengibre é uma raiz que estimula o sistema imunológico. É um dos melhores remédios naturais para tratar doenças respiratórias, como sinusite,rinite, gripes e resfriados. O gengibre também possui propriedades antivirais e antifúngicas. O gengibre estimula a eliminação do catarro e a desinflamação dos seios da face. A principal característica do gengibre é o cheiro forte, o seu gasto é amargo e ele costuma ter uma cor levemente esverdeada. É possível encontrar em qualquer mercado.

Para fazer a inalação será necessário:

  • Pedaços de gengibre, bem picados, a gosto
  • 1 litro de água

Ferva a água com o gengibre e coloque a água em um vasilhame. Cubra o rosto com uma toalha de forma que o rosto e o vasilhame fiquem cobertos. Inale o vapor por 15 minutos. Faça esse procedimento antes de dormir, para que não pegue friagem.

Outra opção prática é mastigar a raiz de gengibre pura. Ajuda a aliviar as vias respiratórias e alivia qualquer desconforto na garganta.

Gengibre fatiado.

Inalação com soro fisiológico

A nebulização é um tipo de inalação feita com um aparelho chamado nebulizador, que com uma substância faz vapor pronto para ser inalado. A nebulização com soro fisiológico é extremamente benéfico no tratamento da sinusite, pois umidifica as vias respiratórias e a tornar as secreções mais fluidas. A nebulização com soro fisiológico também pode ser feita com remédios prescritos por médicos. Para fazer a nebulização com soro fisiológico será necessário:

  • 1 aparelho nebulizador
  • Soro fisiológico

Coloque no copinho do nebulizador de 5 a 10 ml de soro fisiológico. Posicione a máscara do nebulizador próxima ao nariz e respire o vapor que sair do nebulizador. Não é indicado ficar deitado, pois há o perigo de aspirar as secreções fluidas. Faça nebulização por até 20 minutos ou enquanto tiver soro no copo.

 

Inalação com eucalipto

O eucalipto é uma planta medicinal muito benéfica para quem tem problemas nas vias respiratórias. Possui componentes que deixam as secreções mais fluidas e facilita a eliminação delas (propriedades expectorantes). O eucaliptol, um dos componentes do eucalipto, dilata os brônquios e facilita a saída do catarro. O eucalipto também tem ação desinfetante, tônica, anti-inflamatória e descongestionante. Confira como fazer inalação para sinusite usando o eucalipto

A inalação com eucalipto é um dos melhores remédios para a inflamação da sinusite. Para fazer você precisará de:

  • 1 litro de água
  • 6 a 8 folhas de eucalipto

Ferva a água com as folhas. Aspire o vapor até duas vezes por dia. Para um melhor efeito, faça a inalação antes de dormir. Você pode fazer o mesmo procedimento, mas substituindo as folhas de eucalipto por óleo essencial de eucalipto.

Óleo essencial de eucalipto

Outra opção é a nebulização com eucalipto e para isso você precisará de:

  • Aparelho nebulizador
  • Soro fisiológico
  • Óleo essencial de eucalipto

Coloque no copinho do nebulizador de 5 a 10 ml de soro fisiológico. Adicione até 6 gotas de óleo essencial. Posicione a máscara do nebulizador próxima ao nariz e respire o vapor que sair do nebulizador. Não é indicado ficar deitado, pois há o perigo de aspirar as secreções fluidas. Faça nebulização por até 20 minutos ou enquanto tiver soro no copo.

Uma solução mais simples para quem não tem tempo de fazer nebulização e inalação é aplicar algumas gotas de óleo essencial de eucalipto nas duas mãos e esfregar bem. Fazer uma concha com as mãos e inalar o cheiro forte e concentrado do eucalipto. O efeito é imediato, desobstruindo as vias respiratórias.

Inalação com orégano

O orégano é um tempero muito conhecido, principalmente nas pizzas. O que ninguém sabe é que ele possui propriedades ótimas para tratar algumas doenças. O orégano seco é o mais encontrado em mercados, mas também é possível encontras as folhas da planta. Ambas possuem as propriedades como ação diurética, antibacteriana, expectorante e antioxidante.  O orégano também ajuda a diminuir quadros de inflamações. Confira abaixo como fazer a inalação com orégano.

  • 1 litro de água
  • 2 sopas de orégano seco ou folhas de orégano

Misture a água e o orégano e deixe ferver por até 5 minutos. Em seguida, coloque o chá em um vasilhame e cubra o rosto com uma toalha de forma que o rosto e o vasilhame fiquem cobertos juntos. Faça a inalação por 15 minutos. Para terminar a inalação, passe um pano molhado com água fria no corpo. Preferencialmente fazer a inalação à noite.

Folhas de orégano fresco.

 

Fontes:

http://farmacia.saude.pe.gov.br/sites/farmacia.saude.pe.gov.br/files/cartilha.pdf

http://www.saude.campinas.sp.gov.br/programas/protocolos/protocolo_para_inaloterapia.pdf

http://www.aborlccf.org.br/imageBank/CONSENSO-RINOSSINUSITES-EVIDENCIAS-E-EXPERIENCIAS.PDF