Dor de Cabeça e Sinusite

Dor de Cabeça e Sinusite

fevereiro 4, 2019 0 Por Daniela

A sinusite, também chamada de rinossinusite, é caracterizada por uma inflamação que atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal. É uma doença muito comum e incômoda que, quando não tratada de forma correta, pode acabar prejudicando as atividades cotidianas da pessoa. Seus sintomas envolvem mais do que uma simples congestão nasal, podendo até mesmo causar náuseas e irritabilidade.

A doença pode ser classificada em dois tipos:

Sinusite Aguda – Quando os sintomas estão presentes num período de tempo menor que 12 semanas.

Sinusite Crônica – Quando os sintomas estão presentes num período de tempo maior que 12 semanas.

Sinusite dá Dor de Cabeça?

mulher com dor de cabeça

A dor de cabeça é um sinal de que algo não está bem no seu corpo e, na maioria das vezes, não indica nada muito grave. Existem mais de 200 tipos de cefalia, e uma delas é causada pela inflamação na região da maçã do rosto, a sinusite. Portanto, sim, a sinusite causa dor de cabeça.

As características da dor de cabeça causada pela sinusite costumam ser específicas, como: dor pulsátil que piora quando a pessoa baixa a cabeça ou se deita; os locais mais doloridos são a maçã do rosto e a testa; costuma piorar caso haja tosse ou espirros.

Sintomas da Sinusite

Os sintomas da sinusite costumam ser desconfortáveis e até mesmo causar irritabilidade na pessoa. Quando se trata de uma sinusite crônica, a tosse é mais frequente e quase sempre não há febre. A sinusite aguda costuma surgir devido a um fator viral, como resfriado e, por isso, apresenta sintomas mais relacionados a uma gripe.

Os sintomas de sinusite são:

  • Dor de cabeça, que pode se espalhar pela face e olhos;
  • Dor de garganta;
  • Dificuldade para respirar pelo nariz;
  • Perda do olfato e gosto;
  • Mau hálito;
  • Tosse que piora à noite;
  • Náusea;
  • Garganta inflamada;
  • Fadiga;
  • Irritabilidade;
  • Dor de ouvido;
  • Dor no maxilar superior e nos dentes.

O que causa Sinusite?

regiões do rosto afetadas com a sinusite

As causas da sinusite estão relacionadas não só com agentes infecciosos, como bactérias, vírus e fungos, mas também por fatores alérgicos. Apenas um especialista pode diagnosticar a verdadeira causa através de exames e análise do relato do paciente sobre os sintomas presentes.

Sinusite Bacteriana

A sinusite bacteriana é a mais rara, ocorrendo em apenas 2% dos casos de sinusite. É causada por uma infecção por bactéria, que geralmente apresenta sinais como febre alta, dor no rosto e secreção nasal. Os sintomas da sinusite bacteriana permanecem por mais de 10 dias.

Sinusite Viral

A sinusite viral é o tipo mais comum de sinusite, ocorrendo em 80% dos casos. Na maioria das vezes, acontece devido a um simples resfriado, apresentando sintomas leves como corrimento nasal e, em alguns casos, febre baixa.

Sinusite Fúngica

A sinusite fúngica é caracterizada por uma inflamação que pode lesionar gravemente a mucosa nasal da pessoa. Ocorre quando uma massa fúngica é formada por fungos que se alojam na cavidade nasal. Seus efeitos provocam dor no rosto e dificuldade para respirar pelo nariz.

Sinusite Alérgica

A sinusite alérgica é um dos tipos mais comuns de sinusite. Embora seus sintomas sejam parecidos com a sinusite viral, ela costuma ocorrer quando a pessoa passou por uma crise de rinite alérgica recentemente. No entanto, outras situações também podem desencadear o quadro, como a exposição ao frio, poeira e ambientes secos.

Como Tratar a Dor de Cabeça causada pela Sinusite?

A dor de cabeça causada pela sinusite é bastante incômoda e geralmente está presente na maioria dos casos. Tratar a dor de cabeça é uma tarefa mais abrangente, pois é preciso tratar a sinusite em si para aliviar seus sintomas.

Caso desconfie de sinusite crônica, quando os sintomas permanecem por um período mais longo do que um simples resfriado, procure um clínico geral ou otorrinolaringologista. O diagnóstico dado pelo médico irá identificar a causa e ele irá recomendar o melhor tratamento para a doença.

Normalmente, a sinusite aguda é tratada através de analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar seus sintomas. Já no caso de sinusite crônica, a terapia deve ser feita com antibióticos, corticoides orais ou em spray nasal, entre outros, num período de 4 semanas. Se o tratamento não fizer efeito, a cirurgia pode ser indicada pelo médico.

Por fim, é importante ressaltar que pessoas que têm tendência a desenvolver o problema, como aquelas que sofrem com rinite, devem evitar situações que causam espirros, como exposição a lugares empoeirados e ao frio. Prevenir as causas é o melhor jeito de tentar prevenir o problema.

Remédio Caseiro para Dor de Cabeça causada pela Sinusite

Como dito anteriormente, tratar a dor de cabeça causada pela sinusite exige o tratamento da doença em si. Portanto, alguns métodos caseiros podem ajudar a aliviar os sintomas incômodos da sinusite, incluindo a congestão nasal e a dor de cabeça.

Suco de Hortelã com Urtiga

hortelã

O suco de hortelã com urtiga possui propriedades anti-inflamatórias, anti-alérgicas e descongestionantes, que podem ser de grande ajuda no tratamento da sinusite, principalmente a causada por fatores alérgicos.

Ingredientes

  • 5 g de folhas de urtiga;
  • 15 g de hortelã;
  • 1 copo de água de coco;
  • 1 colher de sopa de mel de eucalipto.

Modo de Preparo

  • Cozinhar as folhas de urtiga numa panela;
  • Após cozinha-las, colocar as folhas junto com a hortelã, a água de coco e o mel no liquidificador;
  • Bater até ficar um suco homogêneo;
  • Beber 2 vezes por dia, no intervalo entre as refeições.

Chá de Camomila

chá de camomila

A camomila tem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antissépticas e cicatrizantes, que ajudam no alivio dos sintomas da sinusite, como congestão nasal e inflamação na garganta e mucosa.

Ingredientes 

  • 1 colher de sopa de flores de camomila frescas ou secas;
  • 200 ml de água.

Modo de Preparo 

  • Coloque a quantidade de água indicada para ferver numa panela com tampa;
  • Depois de fervida, acrescente as flores de camomila;
  • Deixe em repouso por 10 minutos com a panela tampada;
  • Usando uma peneira, remova toda a erva utilizada no preparo da bebida;
  • Beba o chá ainda morno.

Solução Salina Caseira

solução de salina caseira

Aplicar a solução salina nas narinas pode ajudar consideravelmente no tratamento dos sintomas da sinusite, além de ser extremamente simples. Basta colocar 1 colher de sal num copo de água filtrada e aplicar a solução no nariz, podendo usar um seringa para espirrar com mais força, acabando facilmente com a congestão nasal.

 

Fontes:

http://www.aborlccf.org.br/imageBank/CONSENSO-RINOSSINUSITES-EVIDENCIAS-E-EXPERIENCIAS.PDF

http://www.bibliomed.com.br/diretrizes/pdf/rinossinusite.pdf