Como tratar a sinusite

Como tratar a sinusite

fevereiro 8, 2019 0 Por Ana

A sinusite é uma doença que inflama a mucosa dos seios da face. Essa região é conhecida como seios paranasais que são os espaços preenchidos de ar dentro dos ossos da região dos olhos, nariz e bochechas. A inflamação dessa região causa sintomas como dor de cabeça, nariz entupido, tonturas e febre. As causas da sinusite podem ser diversas, desde rinite, alergias, vírus ou bactérias. A sinusite alérgica é a mais difícil de identificar, pois é necessário identificar a causa da alergia e tratar ela. A princípio a sinusite é uma doença que não se cura, mas se trata durante as crises e cuida para não haver reincidência.

Mulher com os seios nasais desenhados.

Como tratar a sinusite?

Os cuidados para a sinusite são diversos, pois existem cuidados para evitar uma crise os cuidados para se ter durante a crise. Confira alguns deles agora.

Evitando a crise de sinusite

Mantenha principalmente o quarto limpo. Ter uma higiene apropriada nas roupas de cama e cortinas do quarto também contribui para evitar uma crise. Beba de 1 a 2,5 L de água diariamente. Médicos recomendam lavar o nariz diariamente com água morna e sal não iodado ou com soro fisiológico 0,9%. A lavagem nasal também pode ser feita com seringa. Confira o passo-a-passo:

  • 250 ml de água morna
  • sal não iodado
  • seringa limpa

Misture a água com sal não iodado e em seguida puxe a solução para o interior da seringa. Em seguida, incline a cabeça para um dos lados e insira a seringa no interior da narina que está por cima. Pressione o êmbolo da seringa até começar a sair a solução. A solução deverá sair pela outra narina. Pode ser que a solução demore um pouco para sair, devido ao acúmulo de muco, se isso acontecer fique sabendo o desconforto no rosto é normal.

Tratando a crise

O uso de descongestionantes e anti-inflamatórios são importantes durante a crise. Eles ajudarão a aliviar os sintomas da sinusite e diminuirão a inflamação. Remédios como Paracetamol e Ibuprofeno podem ser úteis. O Paracetamol ajuda principalmente a aliviar as dores de cabeça causada pela inflamação, enquanto que o Ibuprofeno age diminuindo a inflamação. Dependendo do tipo de sinusite é indicado o uso de antibióticos como Azitromicina e Amoxicilina, mas estes são podem ser usados mediante prescrição médica. O uso de descongestionantes como Sorinan é muito útil durante a crise, porém o uso não pode ultrapassar 3 semanas pois pode causar efeito rebote ou dependência.

Evite assoar o nariz constantemente, pode assar a região do nariz e inflamar mais ainda as vias. Durante a crise de sinusite faça compressas com uma toalha e água quente na região do nariz. Usar o chá de gengibre também é benéfico para a desinflamação da região. Não limpe a casa durante a crise de sinusite, a poeira espalhada no ar pode piorar muito a inflamação e intensificar os sintomas.

Homem negro assoando o nariz.

Sinusite tratamento caseiro alho

Confira abaixo 3 receitas para tratar a sinusite com alho.

Chá de alho

Receita de pó de alho para triturar a sinusite:

  • 4 dentes de alho descascado

Fatie o alho cuidadosamente em lâminas finas. É importante não triturar o alho para que não solte líquidos. Coloque o alho em uma frigideira ou qualquer panela, dê preferencia para panelas antiaderentes. Coloque no fogo até o alho ficar com aspecto seco e dourado. Em seguida, triture o alho para ele formar o pó. Guarde o pó em um pote hermeticamente fechado. Sempre que estiver o nariz entupido ou em crise de sinusite, cheire o pó.

Mistura de alho com mel 

  • 3 dentes de alho grandes
  • limão maduro
  • mel

Triture os dentes de alho e coloque em um recipiente. Neste recipiente você irá misturar três colheres de sopa de suco de limão e uma colher de sopa cheia de mel. Misture e coma. Mastigue bem o alho. O alho é um potente agente anti-inflamatório. Se o gosto persistir, aplique algumas gotas de limão na língua.

Chá de alho

  • Gengibre
  • 1 dente de alho
  • Pedaços grandes de cebola
  • Mel
  • Limão

Ferva água com gengibre, dente de alho, limão e a cebola. Ferva durante 5 minutos. Quando for servir, adicione mel a gosto. Tomar 1x ao dia, preferencialmente antes de dormir.

Como tratar sinusite infantil

A sinusite infantil é diferente da sinusite em adultos. Geralmente começa com uma gripe apresentando os sintomas: catarro, coriza, tosse e febre alta. A evolução dessa gripe é a sinusite. O principal sintoma é a coriza, que muda do fluído líquido e incolor para um catarro amarelo esverdeado com uma textura pegajosa. A criança também pode ficar abatida, sem energia. É indicado buscar um pediatra o mais rápido possível, para que seja receitado um antibiótico para a doença não evoluir.

Como tratar sinusite alérgica

A sinusite alérgica é a sinusite causada por uma alergia respiratória. Os sintomas comuns da sinusite alérgica são: sensação do rosto pesado, dor de cabeça forte, tosse que piora geralmente à noite, olhos inchados, secreção nasal e nariz entupido. Esse tipo de sinusite não tem cura, mas é possível tratar durante a crise e evitar o fator de causa da alergia. A sinusite alérgica é tratada principalmente com o uso de antialérgicos, mas também podem ser receitados anti-inflamatórios, para aliviar a crise. Lavagem nasal e a eliminação do agente que causa a alergia são formas de evitar uma crise de sinusite.

 

Fontes:

http://www.jped.com.br/conteudo/98-74-S31/port.pdf

https://www.bibliomed.com.br/diretrizes/pdf/Rinossinusite.pdf

http://www.cidmed.com.br/pdf/otorrino01.pdf