Saiba o passo a passo para fazer o seu clareamento dental!

Saiba o passo a passo para fazer o seu clareamento dental!

janeiro 11, 2019 0 Por Ana

Ter os dentes brancos e perfeitos se tornou um padrão a ser alcançado. Pesquisadores afirmam que aproximadamente metade da população brasileira não escova os dentes adequadamente. Escovar os dentes, usar fio dental e enxaguante bucal podem ser a chave para um sorriso mais bonito. Enquanto o hábito de escovar os dentes após todas as refeições não for criado, os dentes sofrerão com desgaste, efeito de má alimentação ou até mesmo cigarro.

O uso de medicamentos como antibióticos também podem prejudicar a aparência dos dentes. São vários os fatores que alteram a coloração, até mesmo o envelhecimento tem fator decisivo na cor dos dentes. Tudo que pode amarelar nossos dentes dependem dos nossos cuidados com a nossa higiene bucal. É possível retardar o amarelamento dos dentes se tivermos os devidos cuidados, como escovar sempre após as refeições e evitar usar enxaguante bucal com álcool.

Um sorriso pode mudar vidas

É de conhecimento geral que a aparência pode influenciar radicalmente na nossa saúde mental. Uma pessoa que sente vergonha até mesmo de sorrir em público por causa de seus dentes tem uma grande possibilidade de desenvolver problemas, como ansiedade ou até mesmo transtorno de imagem.

Foto em preto e branco de homem sorrindo

O clareamento dental foi desenvolvido para melhorar a aparência de dentes amarelados. Há métodos que inclusive melhoram a estrutura do dente sem a necessidade de maiores procedimentos. Geralmente os métodos de clareamento profissionais requerem mais de uma sessão para resultados efetivos. Além disso, são necessários cuidados básicos que evitam o desgaste do clareamento. Há vários tipos de procedimentos para clarear os dentes, os preços variam bastante. Conheça abaixo qual o melhor procedimento para o seu caso.

Tipos de clareamento dental

  • Clareamento dental com LED: é aplicado um gel clareador que é potencializado com uma luz de LED. Pode precisar até 4 sessões.
  • Clareamento dental a laser: é a técnica mais conhecida porém não oferece os resultados rapidamente. Os resultados demoram para serem notados pois é uma técnica agressiva que precisa de um longo período de intervalo, para não piorar a sensibilidade. É aplicado um gel clareador cujo efeito é intensificado pelo laser.
  • Laser e LED: combina as vantagens oferecidas pelas duas técnicas para intensificar a ação do gel clareador.
  • Clareamento dental convencional: é aplicado apenas o gel clareador sem o uso de laser ou LED. É a forma menos agressiva de clareamento dental e é tão eficaz quanto as outras.
  • Aplicação de porcelana ou de resina: este tratamento é feito pelo dentista, que reveste os dentes do paciente com um material que “protege” os dentes e proporciona uma coloração mais clara. O resultado é permanente.

Há as opções de clareamento que você pode fazer em casa por indicação do próprio dentista. Pode ser uma forma de manutenção do clareamento feito com o dentista ou como tratamento em casa mesmo. Confira:

  • Preparado pelo dentista, é feito um molde de silicone sob medida e nele você coloca o gel clareador. O gel clareador deve ser indicado pelo dentista, para não haver maiores complicações. Deve ser feito por um período de 7 a 31 dias.
  • Pastas e fitas adesivas clareadoras são encontradas geralmente em farmácias e agem como se fosse uma maquiagem para os dentes. O efeito pode ser notado em um curto período de tempo, porém não dura muito. Podem ser encontrados facilmente em farmácias e os preços variam de R$ 15,00 a R$ 150,00.

Cuidados básicos

Os cuidados básicos são importantes para manter os dentes claros e principalmente prevenir o amarelamento. Confira abaixo quais são:

  • Não fumar cigarros;
  • Diminuir o consumo de café e refrigerantes;
  • Evitar alimentos industrializados com corantes, como molho de tomate por exemplo;
  • Evite alimentos ácidos, frutas cítricas e até mesmo molho shoyu;
  • Tenha cuidado com batons de cores fortes, como vermelho e marrom. A pigmentação do cosmético pode manchar o clareamento.

Boca usando batom vermelho

Passo a passo clareamento em casa

Você irá precisar de:

  • Bicarbonato de sódio
  • Creme dental branco
  • Escova de dentes
  • Papel alumínio

Lembre-se que: o bicarbonato de sódio clareia os dentes por sua ação oxidante, portanto o uso em excesso como clareador tem efeito abrasivo. Promove o desgaste do esmalte dos dentes podendo intensificar a sensibilidade, que causa dor e desconforto.

Modo de fazer:

  1. Antes do procedimento, use o fio dental para limpar de qualquer resíduo nos dentes.
  2. Misture uma pequena quantidade de bicarbonato de sódio com creme dental até ficar uma pasta homogênea.
  3. Aplique a pasta nos dentes suavemente.
  4. Pegue um pedaço de papel alumínio e “embale” os dentes, de forma que todos fiquem cobertos.
  5. Permaneça com a mistura por no máximo 30 minutos.
  6. Enxague a boca com água e em seguida escove os dentes novamente para retirar o resto da pasta.
  7. Faça no máximo duas vezes por semana.

Você pode saber mais sobre clareamento dental caseiro clicando aqui.

 

Fontes:

https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/Fol/article/download/383/477

http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/26621/1/abordagem-terapeutica-dentes-amarelados.pdf

http://www.foar.unesp.br/Home/Pos-Graduacao/LatoSensu/CienciasOdontologicas/clareamento-sensibilidade.pdf