Clareamento dental interno

Clareamento dental interno

janeiro 14, 2019 0 Por Ana

Clareamento dental é um procedimento estético feito por dentistas para diminuir o tom amarelado dos dentes. Tendo em vista que autoestima é um fator importante para o nosso bem-estar, o clareamento dental pode ser algo importante que muda a vida das pessoas. Em casos de trauma no dente, como quebra ou infecção, o dente tem uma probabilidade maior de escurecer. Nestes casos é necessário fazer um tratamento de canal, que é a retirada do tecido interno do dente.

Geralmente a causa para retirar este tecido é algum dano ao dente. A retirada do tecido é importante para posteriormente fazer a restauração. Esse tipo de tratamento escurece os dentes, que pela remoção do tecido interno, acaba ficando muito porosa e absorvendo resíduos de sangue e produtos químicos que escurecem os dentes pela oxidação.

No clareamento dental interno, o gel clareador vai permanecer dentro do dente pelo tempo indicado pelo dentista. Clareamento dental interno é quando o mesmo composto do clareamento comum é aplicado na parte de trás ou interna dos dentes. Esse procedimento é indicado para pessoas que já fizeram tratamento de canal e o dente escureceu. Importante ressaltar que o clareamento dental interno é aplicado apenas no dente que passou por tratamento de canal.

Passo a passo clareamento interno

  1. É removido preenchimento do tratamento de canal até 3mm acima da gengiva com um instrumento aquecido.
  2. É realizada a limpeza da cavidade recém aberta com algodão umedecido com álcool.
  3. Em seguida é realizado o condicionamento ácido na cavidade aberta e limpa. O condicionamento ácido serve para criar microporosidades na cavidade interna do dente. Essa porosidade facilita a absorção do agente clareador pelo dente.
  4. Para retirar o condicionamento ácido é feita uma lavagem dentro do dente.
  5. É aplicado uma camada de resina composta branca opaca dentro do dente.
  6. Essa resina é selada com a aplicação de luz de led direcionada na cavidade.
  7. É aplicada mais uma camada de resina em formato de rampa para finalizar o clareamento.
  8. O passo número 6 é repetido.
  9. Os resíduos de resina são retirados com instrumentos de pontas esféricas.

Demonstração do clareamento interno

Dependendo do procedimento, as técnicas podem ser combinadas. A técnica “mista” junta o clareamento interno com a aplicação em gel na parte exterior do dente. É feita uma barreira na gengiva na parte de dentro e de fora do dente. É aplicado uma substância clareadora dentro da cavidade do dente, em cima da camada de resina. Essa mesma substância é aplicada fora do dente. Para finalizar é feita a limpeza do dente clareado.

Também existe outra técnica de clareamento interno. Chamada de Walking Bleach, nesse tipo de clareamento é inserido um agente clareador na cavidade com resina. Junto com o agente clareador é aplicado algodão, para não haver a mistura do agente clareador com a resina. Para finalizar, a cavidade é selada provisoriamente. O paciente deve retornar de 7 a 10 dias para avaliação e se necessário, repetir o processo.

Para um resultado satisfatório pode ser necessário de 2 a 3 sessões.

Enfraquece o dente?

O clareamento interno pode sim enfraquecer o dente. A quantidade de procedimentos internos e a remoção do preenchimento pode diminuir a resistência à novas fraturas. Também pode provocar a reabsorção radicular externa, que é a perda de tecido mineralizado. Ou seja, perda da estrutura dentária. Outro ponto negativo do clareamento dental interno é a reincidência do amarelamento nos dentes. Outro ponto negativo do clareamento interno é que se o paciente optar por fazer apenas o clareamento comum, o dente onde foi feito o tratamento de canal não irá clarear como os outros dentes. Isto pode causar um certo destoamento de tons entre os dentes saudáveis e os dentes restaurados.

Antes e depois

Comparação antes e depois do clareamento interno em um dente restaurado.

 

É possível perceber que apenas o dente restaurado está em um tom muito mais amarelado do que os outros. Isto acontece pois o dente fraturado pode acumular uma grande quantidade de sangue ou de substâncias oxidantes, que causam o escurecimento precoce.

Comparação antes e depois da aplicação do clareamento dentas interno

 

Quanto tempo dura? Qual o valor?

O valor é entre R$200 a R$600. O preço varia conforme a técnica, a clinica e o material escolhido. O tempo de duração varia conforme os hábitos do paciente. A recomendação geral é de redobrar a higiene bucal, escovar os dentes 20 minutos após as refeições principais. Dê preferência à escovas com cerdas macias. Use fio dental diariamente. É necessário tomar cuidado com a alimentação após o procedimento. Evitar alimentos muito frios ou muito quentes é essencial para evitar desconfortos. Até dois dias após o clareamento é recomendado evitar alimentos pigmentados demais e bebidas como café, refrigerantes coloridos e chá preto.

 

Fontes:

https://portalseer.ufba.br/index.php/cmbio/article/view/12514/9802

http://revodonto.bvsalud.org/pdf/occ/v10n2/a16v10n2.pdf

http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/331604/1/Lazzari_JaquelineMafra_M.pdf