Clareamento dental na gravidez

Clareamento dental na gravidez

janeiro 11, 2019 0 Por Ana

Clareamento dental é um procedimento estético feito geralmente por dentistas que clareia os dentes. Tendo em vista que autoestima é um fator importante para o nosso bem-estar, o clareamento dental pode ser algo importante que muda a vida das pessoas. Pesquisas afirmam que sorrir aumenta a produção de serotonina no nosso corpo, modificando nosso humor e até mesmo nosso sono. Pessoas com dentes amarelados ou desalinhados tendem a ficarem com vergonha de sorrir e até mesmo de se alimentarem em público. Este comportamento pode levar à baixa autoestima.

Pessoa sorrindo com instrumentos ortodônticos na boca.

Com o devido cuidado é possível que o clareamento dental dure mais de um ano. Para isso é necessário evitar alimentos muito pigmentados, como molhos de tomate industrializados ou até mesmo bebidas ácidas como refrigerantes e café.

Aumenta a sensibilidade nos dentes?

Durante a gravidez os hormônios costumam provocar um aumento na sensibilidade dos dentes. O clareamento por si só é um processo que age na superfície do dente. Há a possibilidade de uma maior sensibilidade na região próxima da gengiva e da raiz do dente logo após o tratamento. Para evitar desconfortos ou até mesmo dor nos dentes após o clareamento é recomendado seguir as seguintes indicações:

  • Evitar alimentos doces;
  • Evitar bebidas ácidas, como refrigerantes e café;
  • Evitar alimentos frios;
  • Evitar alimentos muito quentes;
  • Mascar chicletes, de preferência sem açúcar – a saliva protege os dentes dos ácidos.

Mulher mordendo picolé vermelho.

 

Qual tipo de clareamento fazer?

Há vários tipos de clareamento fazer, confira abaixo e saiba qual é o melhor para o seu caso:

  • Clareamento dental com LED: é aplicado um gel clareador que é potencializado com uma luz de LED. Pode precisar até 4 sessões.
  • Clareamento dental a laser: é a técnica mais conhecida porém não oferece os resultados rapidamente. Os resultados demoram para serem notados pois é uma técnica agressiva que precisa de um longo período de intervalo, para não piorar a sensibilidade. É aplicado um gel clareador cujo efeito é intensificado pelo laser.
  • Laser e LED: combina as vantagens oferecidas pelas duas técnicas para intensificar a ação do gel clareador.
  • Clareamento dental convencional: é aplicado apenas o gel clareador sem o uso de laser ou LED. É a forma menos agressiva de clareamento dental e é tão eficaz quanto as outras.
  • Aplicação de porcelana ou de resina: este tratamento é feito pelo dentista, que reveste os dentes do paciente com um material que “protege” os dentes e proporciona uma coloração mais clara. O resultado é permanente.

Há as opções de clareamento que você pode fazer em casa por indicação do próprio dentista. Pode ser uma forma de manutenção do clareamento feito com o dentista ou como tratamento em casa mesmo. Confira:

  • Preparado pelo dentista, é feito um molde de silicone sob medida e nele você coloca o gel clareador. O gel clareador deve ser indicado pelo dentista, para não haver maiores complicações. Deve ser feito por um período de 7 a 31 dias.
  • Pastas e fitas adesivas clareadoras são encontradas geralmente em farmácias e agem como se fosse uma maquiagem para os dentes. O efeito pode ser notado em um curto período de tempo, porém não dura muito. Podem ser encontrados facilmente em farmácias e os preços variam de R$ 15,00 a R$ 150,00.

 

É perigoso fazer clareamento durante a gravidez?

Não há evidências cientificas suficientes que comprovem que o riscos a gestante ou para o bebe. Porém também não há dados suficientes para afirmar que é seguro. Para que aconteça o processo de clareamento nos dentes é necessário o uso de peróxidos. Estas substâncias provocam um processo oxidante nos dentes. Cientistas comprovaram que a oxidação pode prejudicar células e tecidos, porém não há fundamento para confirmar que possa prejudicar a gestante ou o bebe. Portanto, a indicação mais recomendada por médicos e dentistas é esperar até após o parto para passar por procedimentos estéticos.

Mulher grávida segurando barriga.

Caso seja desejo da gestante fazer o clareamento dental, o mais indicado é a faceta de porcelana. O preço pode variar conforme o material escolhido: resina ou porcelana. Por ser uma espécie de capa protetora, a faceta de porcelana não oxida os dentes e o efeito branco é do próprio material. A faceta de porcelana também é indicada para quem tem outros problemas como dentes desalinhados, trincados ou espaçados. Este tipo de branqueamento dental se bem cuidado pode durar até mais de 10 anos. Deve ser feito por um dentista especialista para resultados satisfatórios. Comparado com os outros procedimentos, a faceta de porcelana pode ser até 2x mais caro que o branqueamento a laser, por exemplo.

A melhor forma de prevenir o amarelamento dos dentes é seguir as recomendações indicadas por todos os dentistas: escovar os dentes após todas as refeições, usar fio dental 1 vez ao dia e fazer uso diário de enxaguante bucal sem álcool. Dentistas também recomendam cortar alimentos muito pigmentados ou ácidos das refeições, como chocolate, beterraba e frutas cítricas.

 

Fontes:

http://tcc.bu.ufsc.br/Espodonto212910.PDF

http://www.fo.usp.br/wp-content/uploads/Artigo-Clareamento-de-dentes-vitais1.pdf

http://www.herrero.com.br/files/revista/clareamento-led-violeta.pdf