Artrite Reumatoide

Artrite Reumatoide

novembro 16, 2018 0 Por Cassiane

A artrite reumatoide é uma doença autoimune inflamatória crônica, em que o sistema imunológico ataca os próprios tecidos e articulações saudáveis por engano. Em alguns casos graves, a artrite ataca os órgãos internos.

Para saber mais sobre a artrite reumatoide, continue lendo o texto. Aqui estão as principais informações para você saber sobre os sintomas e tratamentos para combater a doença.

Geralmente, a artrite reumatoide atinge com mais frequência o público feminino, na faixa etária de 30 aos 50 anos, acometendo três mulheres para cada um homem. Isso acontece devido ao fator hormonal, pois estudos acusam o estrogênio de causar alterações no sistema imunológico feminino.

A artrite reumatoide compromete articulações de mãos e pés, dedos, joelhos e tornozelos, afetando o revestimento e causando um inchaço doloroso. Dependendo da gravidade do problema, a artrite pode causar erosão óssea e deformidade articular.

Essa doença provoca, principalmente, inchaço, rigidez e dores nas juntas que, muitas vezes, podem prejudicar a movimentação no dia a dia, comprometendo a qualidade de vida e as tarefas da rotina.

É importante salientar que se essa inflamação crônica não for tratada, pode levar a deformações e degeneração dos ossos. Além disso, pode aumentar o risco de entupimento das artérias, provocando infartos, Acidente Vascular Cerebral (AVC), e impactar na saúde dos olhos, nervos e pulmões.

Simples tarefas como escovar os dentes podem virar uma grande dificuldade para quem sofre de artrite reumatoide. Por isso, é importante procura o médico assim que os sintomas surgirem, a fim de buscar um diagnóstico e o melhor tratamento para cada tipo de artrite reumatoide.

Os exames para artrite reumatoide são feitos, principalmente, através do sangue. Dessa forma é possível saber se a pessoa tem a doença.

Uma das dúvidas mais frequentes é se a artrite reumatoide pode matar. A doença, propriamente dita, não mata, porém, pode enfraquecer o bombeamento do coração, retendo o líquido fluído, provocando inchaço nas pernas e no abdômen, além de levar a insuficiência cardíaca ou ataques fatais.

Em alguns casos, a artrite reumatoide aposenta a pessoa por invalidez, devido a dificuldade nos movimentos de mãos, braços e pernas.

Sintomas da Artrite Reumatoide

Pessoa com sintomas de artrite reumatoide

O principais sintomas da artrite reumatoide começam sem grandes ocorrências e sem justificativas bem definidas. Os primeiros sinais consistem em febre, cansaço, dor nas articulações e mal-estar, que aparecem semanas ou até meses antes dos sintomas definidos com artrite.

Se você sente algum dos sintomas abaixo, é preciso procurar um médico para ter o diagnostico definitivo, e assim procurar tratamento o mais rápido possível.
Confira os principais sintomas da artrite reumatoide:

  • Dor nas articulações;
  • Dor nas articulações dos dois lados do corpo;
  • Inchaço em uma ou mais articulações;
  • Vermelhidão em uma ou mais articulações;
  • Dificuldade para movimentar as articulações;
  • Diminuição da força nas articulações afetadas;
  • Dores mais fortes nas articulações ao acordar;
  • Dificuldade para movimentar as articulações até uma hora depois de acordar.

É importante salientar que os sintomas da artrite reumatoide aparecem nos locais afetados. Entretanto, em alguns casos, é possível ter dores nas costas, estendendo-se posteriormente para articulação dos joelhos, ombros e coluna.

Artrite Reumatoide Juvenil

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia, a artrite reumatoide atinge cerca de 1% da população brasileira, atingindo pessoas de qualquer idade, desde crianças a idosos. Quando a doença acomete adolescentes de até 16 anos, o quadro passa a ser chamado de artrite reumatoide juvenil.

A artrite reumatoide juvenil também afeta as articulações, causando dor e vermelhidão. Entretanto, pode afetar outros órgãos, como coração, pulmão, rins, olhos e pele. Ela é causada por conta de alterações no sistema imunológico, condições genéticas e por infecções bacterianas ou através de vírus.

Os principais sinais desse tipo de artrite reumatoide são:

  • Dor nas articulações;
  • Inchaço nas articulações;
  • Olhos irritados e alteração visual;
  • Febre constante (principalmente a noite);
  • Dificuldade para movimentar braços e pernas;
  • Aumento do tamanho do fígado e baço;
  • Cansaço;
  • Falta de apetite;
  • Dificuldade para movimentar as mãos;
  • Mancar.

Tratamento para Artrite Reumatoide

Remédios para artrite reumatoide

Uma das principais perguntas sobre esse problema de saúde é se a artrite reumatoide tem cura. Infelizmente, ainda não foi encontrada uma forma de acabar com a doença definitivamente. Por isso, o diagnóstico precoce é essencial para combater o máximo possível dos sintomas e adquirir qualidade de vida.

Existem métodos que são altamente recomendados para o tratamento da doença, que conseguem regredir o progresso da artrite significativamente. A maioria é através de medicamentos.

Os remédios pra artrite reumatoide são mais conhecidos como “drogas antirreumáticas modificadoras de doença”.

Outro fator recomendado para combater esse problema de saúde é através da fisioterapia, no qual busca melhorar os movimentos, evitando o atrofiamento e fortificando a movimentação como um todo, aliviando dores e tensões nas articulações.

Muitos especialistas ainda recomendam, dependendo do caso, uma alimentação balanceada rica em ômega 3. Além disso, indicam exercícios físicos específicos para melhorar a movimentação e eliminar dores.